Foto: PJC
Quarta, 20 de março de 2024 - 09:24:03
Polícia Civil desmantela esquema de lavagem de dinheiro em presídio de Rondonópolis
Polícia Civil desmantela esquema de lavagem de dinheiro
Presídio de Rondonópolis

Na manhã desta terça-feira (18.03), a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis deflagrou a Operação Mercado Paralelo, cumprindo 11 mandados de busca e apreensão. A ação, que investiga a lavagem de dinheiro para uma organização criminosa, tem como foco principal um mercadinho clandestino dentro da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa.

Segundo a Polícia Civil, um dos alvos principais da operação é a companheira de um dos detentos da penitenciária, responsável pela movimentação financeira do tráfico operado pelos presos. A mulher foi detida em flagrante em sua residência, onde foram encontradas drogas que seriam levadas para a unidade prisional.

As investigações, iniciadas em 2020 pela Derf de Rondonópolis, identificaram dois presos na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa como os líderes do esquema. Eles comandavam o tráfico de drogas e controlavam o fluxo de dinheiro destinado ao presídio, configurando possíveis crimes de lavagem de dinheiro.

De acordo com as autoridades, os valores arrecadados com o tráfico eram utilizados para custear um mercadinho clandestino dentro da unidade prisional. A companheira de um dos presos recebia instruções para fazer depósitos bancários em contas diversas, que posteriormente eram sacados para beneficiar os detentos, permitindo que eles fizessem compras no mercado oficial da penitenciária e estabelecessem um mercado paralelo, onde os produtos eram revendidos a preços exorbitantes.

A operação, que contou com o cumprimento de mandados de busca e afastamento de sigilos bancários, teve como alvos dois presos e suas respectivas companheiras. A ação faz parte da Operação Erga Omnes, planejada pela Polícia Civil de Mato Grosso para combater organizações criminosas no estado

Texto/Fonte: Fonte Helen Oliveira/ MTUOL com informações do PJC