A Polícia Civil de Pontes e Lacerda, a 445 km de Cuiabá, desmantelou um posto clandestino usado para abastecer garimpos na região. Na ação realizada nesta quarta-feira (21), foram apreendidos cerca de 200 mil litros de óleo diesel, além de equipamentos usados na operação ilegal.
A investigação teve início na terça-feira (20), quando a Polícia Rodoviária Federal apreendeu dois veículos carregados com aproximadamente mil litros de diesel cada, em uma estrada vicinal e dentro de uma propriedade rural. O dono da fazenda, um produtor rural de 53 anos, alegou desconhecer o uso da área para armazenar combustível.
Informações indicaram que o combustível apreendido havia saído de outra propriedade do mesmo produtor rural, administrada por seu genro. Com o uso de drones, a polícia constatou a remoção do material no primeiro local e encontrou 22 contêineres cheios de diesel, mangueiras, bombas, além de escavadeira e trator em outra fazenda ligada ao suspeito.
Um funcionário de 27 anos foi localizado na área e, apesar de negar envolvimento direto, confessou ter transportado combustível entre as propriedades após a prisão de outro funcionário. A ocorrência foi registrada por produzir e comercializar substância tóxica de forma ilegal.
O prejuízo estimado para o crime chega a cerca de R$ 600 mil. As investigações continuam para identificar os responsáveis pelo posto clandestino.