Foto: PJC
Segunda, 18 de março de 2024 - 16:59:33
Polícia Civil investiga captação irregular de água em ribeirão na região da Água Fria
Polícia Civil investiga
Ribeirão na região da Água Fria

No último dia 15 de março, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), deflagrou a Operação Rio Escasso. O foco da operação foi o combate à captação irregular de água no Ribeirão Bom Jardim, situado na região de Água Fria, a cerca de 90 quilômetros de Cuiabá.

A ação foi desencadeada após a Dema receber denúncias sobre a prática irregular de captação de água do Ribeirão Bom Jardim, que vinha causando danos tanto ao riacho quanto à comunidade local.

Durante a operação, as equipes da Dema e demais órgãos flagraram um motor-bomba às margens do ribeirão, no exato momento em que abasteciam um caminhão-pipa de uma empresa.

Em entrevista, o motorista do caminhão revelou ser funcionário de uma empresa terceirizada, responsável pelo plantio de árvores da espécie Eucalipto, nas proximidades do local. Em seguida, as equipes dirigiram-se até a fazenda indicada pelo motorista, onde constataram que a empresa não possuía autorização para a captação de água do Ribeirão Bom Jardim.

Diante da situação, o responsável pela empresa foi conduzido até a Delegacia Especializada de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. A Secretaria de Meio Ambiente autuou a empresa e realizou a apreensão do motor-bomba e do caminhão-pipa, utilizados na captação irregular de água.

Contra o funcionário da empresa foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental. A delegada titular da Dema, Liliane Murata, ressaltou que as investigações seguem em andamento para apurar a conduta da empresa e de seu representante legal diante do dano causado ao meio ambiente.

Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL com informações do PJC
Galeria de imagens desta notícia