A Polícia Civil de Rondonópolis, a 220 km de Cuiabá, cumpriu na terça-feira (15) um mandado de prisão contra um homem de 58 anos, condenado por crimes relacionados à pornografia infantil. A prisão faz parte da operação "Caminho Seguro 2025", que tem como objetivo combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.
O mandado foi emitido pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis. O réu, condenado a sete anos, seis meses e 20 dias de prisão em regime fechado, foi acusado de violar os artigos 240 e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A investigação começou em 2020, quando a tia das vítimas, duas adolescentes de 9 e 15 anos, denunciou à Delegacia da Mulher ter encontrado imagens e vídeos íntimos das sobrinhas armazenados na nuvem (Google Fotos), sem o consentimento delas. Os vídeos mostravam as meninas em situações vulneráveis, como dormindo, tomando banho e se trocando.
O acusado, que estava usando um celular da denunciante enquanto o seu estava em manutenção, confessou ter gravado as imagens, mas alegou que não sabia que os arquivos haviam sido sincronizados automaticamente na nuvem, e por isso, apenas os apagou da galeria do celular.
A investigação revelou que o acusado aproveitou o vínculo familiar e o convívio diário para produzir e armazenar o material ilegal, o que agravou a acusação.
A operação "Caminho Seguro 2025" continua em andamento, com o objetivo de identificar e responsabilizar criminosos sexuais contra menores e garantir justiça às vítimas, além de combater a violência sexual infantojuvenil.