A Polícia Civil prendeu, na quinta-feira (12.11), quatro pessoas suspeitas de tramarem o sequestro de um jovem de 26 anos em Chapada dos Guimarães. Entre os detidos estão uma idosa de 69 anos, a irmã dela, de 55, e dois homens apontados como integrantes de uma facção criminosa. Segundo a investigação, o crime teria sido motivado pela cobrança de uma suposta dívida que o rapaz teria com a ex-companheira — valor referente a presentes dados durante o relacionamento.
As prisões ocorreram em flagrante após a vítima procurar a Delegacia de Chapada dos Guimarães relatando que vinha recebendo áudios e mensagens com ameaças e exigências de pagamento. As investigações revelaram que as duas irmãs buscaram apoio de faccionados para forçar o pagamento, e que um dos envolvidos era monitorado por tornozeleira eletrônica.
Na manhã de quinta-feira, os suspeitos tentaram obrigar o jovem a entrar em um veículo, com a intenção de levá-lo a um “tribunal do crime”, mecanismo usado por facções para punir supostos devedores. O rapaz conseguiu escapar e procurou a polícia imediatamente.
Com a denúncia formalizada, equipes da delegacia iniciaram diligências e localizaram os membros da facção em fuga do município. As duas mulheres foram encontradas em suas residências. O grupo foi conduzido à delegacia, interrogado pelo delegado Igor Sasaki e autuado em flagrante por tentativa de sequestro, cárcere privado e extorsão. Todos foram colocados à disposição da Justiça.