A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Mirassol D’Oeste, deflagrou nesta quinta-feira (29) a Operação Heimdall, com o objetivo de cumprir cinco mandados judiciais contra envolvidos no tráfico de drogas entre o Brasil e a Bolívia. Os alvos são um homem de 34 anos, ainda foragido, e uma mulher de 28 anos, presa durante a ação.
A operação teve como foco os distritos de Sonho Azul (Mirassol D’Oeste) e Vila Picada (Porto Esperidião), regiões próximas à fronteira, onde o casal seria responsável por uma carga de 194 quilos de pasta base de cocaína, apreendida em março e avaliada em aproximadamente R$ 3 milhões.
Apreensão em março
A droga foi localizada em 23 de março, em um Fiat Uno abordado pela Polícia Civil na MT-265, próximo à Comunidade Santa Rita, em Porto Esperidião. O veículo tentou fugir por uma estrada vicinal e foi abandonado após perseguição. Os ocupantes escaparam pelo mato.
No interior do carro, os agentes encontraram 194 quilos de pasta base de cocaína. As investigações apontaram que o automóvel era utilizado frequentemente pela mulher e seu cunhado — agora foragido — para transportar drogas da Bolívia até o Brasil.
Esquema de tráfico
Segundo a apuração da Polícia Civil, o grupo buscava drogas no país vizinho e as armazenava no Distrito de Sonho Azul, em Mirassol D’Oeste. O entorpecente era então distribuído para o comércio local ou enviado para outros estados do país.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram encontradas quatro armas longas na casa da mulher presa. O pai dela foi detido em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
As buscas pelo suspeito foragido continuam.
A operação foi coordenada pelo delegado Gustavo Ataíde Fernandes dos Santos, que representou pelos mandados, deferidos pela Justiça.