A Polícia Civil de Mato Grosso realiza nesta quarta e quinta-feira (27 e 28.8) o seminário “Investigação de Delitos Cometidos Contra Mulheres Por Razões de Gênero”, voltado à qualificação de profissionais que atuam na área de violência contra a mulher.
Organizado pela Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, o evento reúne em Cuiabá 117 policiais civis das 15 regionais do Estado, sendo 97 deles lotados em delegacias do interior. O seminário tem como objetivo promover o aperfeiçoamento profissional e a troca de boas práticas por meio de protocolos de investigação de crimes de violência doméstica, familiar e crimes sexuais.
“Esses protocolos buscam melhorar o atendimento às vítimas, garantindo acolhimento com perspectiva de gênero, padronizando a atuação para que as vítimas sejam atendidas de forma uniforme em todas as regionais do Estado, e assegurando a segurança jurídica aos policiais civis envolvidos”, explicou a delegada Mariell Antonini Dias Viana, coordenadora da pasta.
Somente em 2025, a Academia da Polícia Civil (Acadepol), em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, já capacitou 513 policiais civis em investigação com perspectiva de gênero.
“O compromisso é com o aprimoramento, para que possamos atender a sociedade de maneira mais humanizada e equitativa. Para colher novos frutos, precisamos plantar novas sementes, e é isso que este curso propõe”, concluiu a delegada Mariell Antonini.