Foto: MTUOL
Quarta, 10 de abril de 2024 - 16:41:58
Polícias Civis de MT e GO Desarticulam Esquema de Estelionato em Cuiabá e Várzea Grande
Polícias Civis de MT e GO Desarticulam
Esquema de Estelionato em Cuiabá e Várzea Grande

Cuiabá, 10 de Abril de 2024 – Nesta quarta-feira, uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Mato Grosso e a Polícia Civil de Goiás resultou na execução de nove mandados judiciais em Cuiabá e Várzea Grande. A ação, liderada pela Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes, em colaboração com o Grupo Especial de Investigações Criminais de Goiás, mirou indivíduos suspeitos de envolvimento em esquemas de estelionato qualificado por fraude eletrônica, especificamente relacionados ao golpe do intermediário na plataforma OLX.

A investida policial teve como alvo indivíduos acusados de lesar vítimas residentes na cidade de Águas Lindas, em Goiás. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares, como o sequestro de contas bancárias e o arresto de bens móveis.

As investigações, iniciadas pela Polícia Civil de Goiás em fevereiro de 2022, revelaram que o operador do perfil WhatsApp utilizado no golpe já possuía extensa ficha criminal, com condenações que totalizavam quase 30 anos de pena. Segundo informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), um dos operadores financeiros do esquema movimentou aproximadamente R$ 2,5 milhões entre 2022 e 2023, uma quantia considerável em relação à renda mensal declarada.

Em julho de 2023, a Polícia Civil identificou que o mesmo perfil WhatsApp estava associado a outras 21 ocorrências policiais em Goiás e no Distrito Federal. Além disso, levantamentos feitos durante as diligências revelaram que os operadores financeiros envolvidos no esquema acumulavam um total de 20 registros policiais, com um deles movimentando quase R$ 3 milhões entre 2021 e 2023.

Baseada nas evidências obtidas pelas equipes do Grupo Especial de Investigações Criminais da Polícia Civil de Goiás, a Justiça decretou as ordens de prisão, busca e outras medidas cautelares contra os suspeitos residentes em Mato Grosso.

A operação reflete o compromisso das forças policiais em combater ativamente crimes cibernéticos e esquemas de fraude, além de evidenciar a importância da cooperação entre os estados na resolução de crimes transfronteiriços. O desfecho desta operação representa um golpe significativo contra a criminalidade organizada, trazendo justiça às vítimas afetadas e reforçando a mensagem de que o sistema de justiça está vigilante e atuante na proteção da sociedade.

Para mais informações, os órgãos de segurança pública disponibilizaram canais de comunicação para o recebimento de denúncias anônimas e colaboração da população no combate à criminalidade.

Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL com informações do PJC