Foto: ARQUIVO
Segunda, 31 de maio de 2021 - 11:02:05
Prefeito de Sinop anuncia projeto para 3 mil casas populares em Sinop; déficit é de 16 mil
PROJETO POPULAR
Desta vez, a gestão prevê construir três mil casas, que serão espalhadas em diversos bairros, com objetivo de ‘pulverizar’ a cidade.

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) confirmou, durante anúncio da retomada das obras do residencial Nico Baracat, que a prefeitura já planeja um novo empreendimento habitacional. Desta vez, a gestão prevê construir três mil casas, que serão espalhadas em diversos bairros, com objetivo de ‘pulverizar’ a cidade.

O projeto, explicou Dorner, já está sendo tratado com o governo do Estado. No planejamento inicial, a prefeitura doaria os terrenos, o Estado ficaria com a parte de infraestrutura, e a Caixa Econômica Federal com o financiamento. “Já estamos conversando sobre essas três mil casas, mas não podíamos dar andamento se não concluíssemos o Nico Baracat”, ressaltou o gestor.

Por outro lado, as três mil casas, somadas aos 1.440 apartamentos do Nico Baracat, ainda não atendem o déficit habitacional de Sinop, que atualmente é de 16 mil famílias e cresce exponencialmente. No início deste ano, por exemplo, o déficit era de 5 mil famílias, ou seja, triplicou em menos de um semestre.

Apesar disso, o empreendimento já é visto com bons olhos pela administração, e o planejamento é que haja núcleos com 300 ou 400 residências nos bairros escolhidos. “Já estamos seguindo com o projeto. Esse empreendimento vamos fazer pontuado na cidade, não vai ser em um núcleo só, vamos fazer em vários lugares para que a população fique junta, de baixa renda perto dos empresários. As vezes a pessoa tem que trabalhar e ficam próximas do trabalho”.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, reforçou que o andamento do Nico Baract é sinônimo de evolução na parte habitacional, trazendo a possibilidade, por exemplo, de novos projetos da mesma categoria, como as três mil confirmadas por Dorner.

“Isso abre portas para novos empreendimentos da mesma faixa, da mesma categoria, porque só podemos ter empreendimento, sem entregar o mesmo, com um aporte maior, valores maiores, que não atende o público especifico da Assistência Social”, completou.

Texto/Fonte: COM ASSESSORIA SÓ NOTÍCIAS