Foto:
Sexta, 19 de março de 2021 - 14:09:18
Prefeito de Sorriso poderá entrar com ação judicial pedindo flexibilização do horário no comércio
POLITICA
“Faremos com que o município seja ouvido através da justiça, fazendo com que todos os setores da economia possam ser representados”.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin afirmou, esta manhã, em entrevista coletiva, que o município poderá entrar com ação judicial contra as medidas de restrições importas no decreto estadual – prorrogado na última segunda-feira – caso o governo do Estado não aceite flexibilizar os horários de funcionamento do comércio. Ele explicou que decretos municipais não podem sobrepor o estadual e pode gerar perda do cargo e improbidade administrativa.  “Faremos com que o município seja ouvido através da justiça, fazendo com que todos os setores da economia possam ser representados”.

Ontem, o gestor e lideranças políticas de Sinop buscaram apoio na Assembleia Legislativa para tentar junto ao governo estadual flexibilizar alguns pontos do decreto. Eles se reuniram com o presidente, Max Russi, o líder do Governo, Dilmar Dal Bosco e demais parlamentares, o vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), David Pintor e o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson. Um documento foi protocolado na secretaria da Casa Civil, pedindo que as atividades possam ser mantidas até às 22 horas, atendendo às regras do plano de contingência, e o toque de recolher, que atualmente começa às 21 horas, tenha início às 23 horas. “Entendemos que Sorriso, como os demais municípios citados, tem um grande número de pessoas afetadas com as limitações. Estamos vivendo o pior momento da pandemia, desde o início dessa guerra, porém, se fecharmos as portas do comércio teremos problemas muito maiores, como a fome e o desemprego”.

Lafin ressaltou ainda que já está autorizada a compra dos equipamentos e medicamentos para abertura de novos leitos de UTIs e enfermarias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “No máximo 20 dias, teremos cinco leitos de UTI. Levantamento feito prevê gastos em torno de R$ 2,5 mil leito/dia de recursos que serão exclusivamente municipais” – para a instalação e manutenção dos leitos, a câmara de irá antecipar a devolução de R$ 500 mil.

O presidente da câmara de Sorriso, Damiani da TV, afirmou que o Legislativo também protocolou um ofício assinado por todos os vereadores solicitando que a prefeitura adote medidas e flexibilize das medidas restritivas “Apresentamos aos deputados a situação de nossa região, explicando os motivos e mostramos os números locais, que são muitos diferentes dos da capital. Nossas empresas contam com planos de contingência e estão tomando todos os cuidados necessários para que possam continuar funcionando, mas o governo não se sensibilizou. Então, os vereadores decidiram fazer um pedido ao prefeito para que entre com medida judicial. Nosso comércio está pagando um preço muito caro com essas restrições”.

Conforme Só Notícias já informou, esta manhã, centenas de comerciantes e funcionários de diversos segmentos fizeram um manifesto em frente à prefeitura de Lucas do Rio Verde cobrando apoio do prefeito Miguel Vaz para buscar junto ao governo estadual flexibilizar alguns pontos do decreto estadual, que terminaria ontem, mas foi prorrogado até o próximo dia 4, limitando milhares de empresas a funcionar até às 19h (de segunda a sexta-feiras), para reduzir aglomerações, casos e mortes de Covid.

Texto/Fonte: Com sónoticias