Foto: Reginaldo de Souza
Segunda, 16 de agosto de 2021 - 09:58:34
Prefeitura assina termo de fomento com entidade de apoio a pessoas com câncer
APOIO AS PESSOAS COM CÂNCER
O prefeito Ari Lafin assinou nesta manhã (16) o termo de fomento com a Organização Não Governamental Cirinho Sorrindo de Combate ao Câncer.

O prefeito Ari Lafin assinou nesta manhã (16) o termo de fomento com a Organização Não Governamental Cirinho Sorrindo de Combate ao Câncer. De acordo com o termo serão repassados R$ 167.200,00 divididos em três parcelas. O valor irá atender as necessidades de conservação da estrutura física e auxiliar no desenvolvimento de ações e projetos destinados a disseminação de informações acerca da prevenção do câncer e da garantia de direitos de usuários oncológicos, através de ações sócio educativas, de mobilização e de defesa de direitos.

Conforme a presidente da ONG, Carla Pianesso, dentre as ações da Cirinho Sorrindo também está o acolhimento tanto do paciente diagnosticado com câncer quanto da família. 

“Costumo dizer que muitas vezes a família fica doente junto. Em várias ocasiões nos deparamos com pais de família diagnosticados com câncer ou mães, e, então todo mundo desaba junto. Em muitos casos, em que o pai tem a doença, ele é o provedor e a família entra em depressão com a doença e ainda sofre com a situação financeira”, destaca.

Carla explica que a ONG conta com uma equipe multidisciplinar que presta o apoio e acolhimento, além de dar o direcionamento na busca de informações. “Nossa equipe é toda de voluntários. Contamos com várias pessoas da área da saúde. São médicos, enfermeiros, psicólogos que auxiliam nessa busca e no repasse da informação especializada”, diz. “Mas nossa rede também conta com estudantes, donas de casa, profissionais liberais, pessoas das mais diversas áreas que estão disponíveis para dar um abraço, ouvir, sair para panfletar e distribuir informação em um domingo pela manhã, por exemplo”, acrescenta.

Desde a criação da Cirinho Sorrindo, em 13 de dezembro de 2016, cerca de quatro mil pessoas de todo o país já procuraram acolhimento, “informações e uma palavra de carinho na ONG”, pontua Carla. No momento, cerca de 140 pacientes de Sorriso são acompanhados pela Organização.

“Para quem é daqui realizamos visitas domiciliares, auxiliamos no encaminhamento de exames e consultas. Mas nosso atendimento vai além disso: auxiliamos pessoas de todo o Brasil por meio das nossas redes sociais e telefones”, frisa. Segundo a presidente da ONG, o valor repassado pela Prefeitura é muito bem-vindo e será aplicado no dia-a-dia da organização.

Ao assinar o termo de convênio, o prefeito Ari Lafin, disse que a saúde é um setor que requer cuidado e carinho. “O câncer é uma doença rápida, silenciosa e devastadora. Quando descoberta no início tem tratamento sim e tem cura, por isso, quero parabenizar a Carla e a dona Circe por esse lindo trabalho de amparar e de informar”, disse. “O Cirinho era cheio de vida e isso continua por meio da ONG”, ressalta Lafin.

Interessados em ajudar a ONG e atuar como voluntário basta entrar em contato pelo site www.ongcirinhosorrindo.org.br , por e-mail [email protected] ou pelo telefone 3544-7275. Quem quiser fazer doações está disponível a conta 950-7, agência 0812, Banco Sicredi, em nome da ONG.

Além de Carla, atual presidente da ONG e irmã de Cirinho, estiveram presentes na assinatura do documento os pais de Cirinho, dona Cirse e seu Ciro. Dona Cirse lembra que a ONG nasceu da própria vontade e preocupação do filho quando estava doente. “Ele via as outras pessoas e se preocupava com cada uma delas; foi ele que desenhou o que estamos fazendo agora”, diz.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro; a secretária de Assitência Social, Jucélia Ferro; o secretário de Governo, Hilton Polesello  e os vereadores Celso Kosak, Marlon Zanella, Zé da Pantanal e Jane Delalibera também acompanharam a assinatura.

Texto/Fonte: Claudia Lazarotto / Assessoria Prefeitura
Galeria de imagens desta notícia