Foto: Reprodução
Quinta, 23 de setembro de 2021 - 11:37:03
Prefeitura avança para entregar escrituras do Nova Aliança I
REGULARIZAÇÃO

Se quem casa, quer casa é certo também que, quem tem casa, quer a escritura do seu “lar doce lar”, não é? Por meio da Secretaria da Cidade (Semcid), a Prefeitura de Sorriso segue o trabalho de regularização fundiária de várias famílias beneficiadas com uma residência em conjuntos habitacionais do Município viabilizados por meio de parceria com os governos estadual e federal.

Para tanto, a equipe do Departamento de Habitação, que é ligada à Semcid, mas trabalha no Ganha Tempo para facilitar o acesso da população, segue no burocrático processo para garantir que “de fato” e “de direito” cada família beneficiada com uma casa tenha toda a documentação de sua residência. Nesta quinta (23), o coordenador do Departamento, Toco Baggio, reuniu-se com o gerente geral de REDE da agência da Caixa Econômica de Sorriso, Ricardo Krutschek.

A pauta foi específica: a viabilização das escrituras das 67 residências do Nova Aliança I que foram edificadas no Residencial por meio de recursos do FAR. Vale lembrar que, além destas 67, foram entregues, ainda em 2010, outras 100 casas nesta primeira etapa conjunto habitacional, no entanto, estas por meio  de carta de crédito do FGTS. Tanto as residências viabilizadas via FAR quanto às edificadas via FGTS integraram o Programa Federal Minha Casa Minha Vida, que hoje cedeu lugar ao Casa Verde e Amarela.  

Segundo Toco, assim que a Caixa apresentar toda a documentação necessária, será possível finalizar o processo de entrega das escrituras aos moradores. “Ontem também conversamos com os vereadores sobre este processo, detalhando as ações e somando esforços para agilizar o processo”, complementa.

“É um trabalho que requer a análise, guarda e resgate de muitos documentos, o contato com as famílias beneficiadas e também com a instituição financiadora, por isso, muitas vezes acaba sendo moroso”, colabora o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, lembrando que a ação se estende aos demais conjuntos.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, é preciso apertar o passo para permitir que estas famílias possam inaugurar 2022 com o documento devidamente em mãos. “Nós somos sensíveis a esta demanda e sabemos o quanto a escritura faz a diferença na vida de cada beneficiado, pois dá a segurança necessária que, depois de um longo período pagando as parcelas, a casa é 100% sua ”, comenta o gestor.

Vale lembrar que estas residências são subsidiadas com recursos públicos, e as famílias beneficiadas  pagam uma parcela que caiba em seu orçamento, mitigando as desigualdades sociais e contribuindo para a ocupação urbana planejada.

“Voltamos a reforçar que o Departamento de Habitação segue à disposição das famílias beneficiadas para tirar dúvidas, dar orientações e seguir com o processo de regularização fundiária”, reitera Toco, lembrando que, para tanto, é preciso agendar o atendimento no Ganha Tempo pelo site da Prefeitura (www.sorriso.mt.gov.br).

 

Texto/Fonte: Nádia Mastella-Assessoria