Foto: Reprodução
Terça, 05 de outubro de 2021 - 14:09:10
Prefeitura de Cuiabá libera velórios com caixão aberto para vítimas da Covid-19
Covid-19

A prefeitura de Cuiabá anunciou na segunda-feira (4) mudanças nas regras dos procedimentos fúnebres às vítimas de Covid-19 e liberou velório para aqueles que morreram após o período de contaminação. O documento permite ainda, que a cerimônia ocorra com o caixão aberto.

De acordo com a Portaria 109/2021, as mortes registradas após o período de contaminação (cerca de 15 a 20 dias) do contágio pela Covid-19 poderão ter velórios realizados em até 24h a contar a partir da hora do óbito. 

A publicação foi feita na Gazeta Municipal de 4 de outubro.

Em casos onde o corpo necessita ser transladado o prazo é de até 48h   a contar a partir da hora do óbito até o local do sepultamento, desde que que recebam tratamento de formalização dos corpos. Além disso a portaria permite ainda que cerimônia ocorra com o caixão aberto. 

 “Nos casos de Covid-19 com óbito fora do período de transmissão da doença, onde os indivíduos que vieram a óbito após o período de isolamento (conforme orientações contidas no Guia de Vigilância Epidemiológica Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019 e suas atualizações, além das recomendações da equipe médica assistente do caso), são considerados não infectantes. § 2º - Os procedimentos relacionados ao sepultamento, aos embalsamamentos, aos traslados desses corpos não serão incluídos no contexto destas orientações. Com isso, esses corpos poderão ser velados em maior período de tempo, assim como é permitida a realização da cerimônia com a urna aberta”, diz trecho da portaria.

O documento reforça ainda que os cuidados no manuseio dos corpos devido ao risco contínuo de transmissão infecciosa devem continuar sendo seguidos, assim como e todas as medidas de biossegurança durante as cerimônias de velório para evitar a propagação do vírus.

Os velórios estavam suspensos desde de 20 março de 2020 como medida de proteção e prevenção de contágio pelo novo Covid–19 para evitar o avanço e a disseminação do vírus.

Texto/Fonte: Hiper notícias