Em junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), intensificou ações para reforçar a sinalização e instalar novos dispositivos de segurança nas vias de Sorriso. Avenidas e ruas da região central, assim como outros pontos da cidade, passaram a contar com as linhas de estímulo para a redução de velocidade.
O dispositivo, que provoca trepidação no veículo em movimento, lembra os condutores da necessidade de diminuir a velocidade, seja porque uma lombada está mais à frente, porque é necessário dar a preferência em uma rotatória ou redobrar a atenção em uma área de viaduto, por exemplo. As linhas foram instaladas na intersecção das avenidas Tancredo Neves e Porto Alegre; na Avenida Ademar Raiter, perto do viaduto que dá acesso à BR-163; na Avenida Florianópolis, próximo à Genésio Roberto Baggio, próximo à rua Genésio Roberto Baggio; na Rua das Videiras, próximo à Lupicínio Rodrigues; na Rua São Conrado, no Bela Vista; e nas ruas Santo Antônio e Joinville, no Jardim Primavera.
Em outros 30 pontos da cidade, a equipe da Semsep atuou na implantação ou no reforço da sinalização, tanto horizontal, quando vertical. O asfalto ganhou “PARE”, faixas de pedestre e outras indicações para garantir que condutores e pedestres saibam direitinho o que fazer, imprimindo assim mais segurança e fluidez ao tráfego. “Estamos atentos para reforçar a sinalização, lembrando sempre que prudência e velocidades adequadas são itens indispensáveis neste processo”, declara o secretário-adjunto de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Emiliano Preima.
Além do reforço da sinalização e instalação de dispositivos para lembrar condutores de não pisar tão fundo no acelerador, a Prefeitura, de maneira articulada entre suas secretarias, também tem ampliado ações de melhoria da infraestrutura para estimular um trânsito mais “leve”. Na Perimetral Sudoeste, por exemplo, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) promoveram a revitalização da iluminação pública, com a instalação de luminárias de LED no local.
“Ainda há outras ações que devem ser feitas nesta via especificamente, assim como em outras que apresentam um fluxo intenso de veículos”, aponta Preima, destacando que todo o trabalho é realizado de maneira integrada e levando em consideração a dinâmica de cada local.