Foto: Carlos Garcia Rawlins
Thursday, 10 de April de 2025 - 13:24:40
Presidente chinês manda recado aos Estados Unidos e afirma que a China “lutará até o fim”
CHINA NÃO RECUA A TRUMP

Mesmo sem confirmar se vai aumentar as tarifas sobre produtos dos Estados Unidos, a China deixou claro que não pretende ceder na guerra comercial. A Embaixada chinesa em Washington afirmou que o país "não vai recuar" e que está pronto para enfrentar as pressões dos EUA. O ministro do Comércio da China reforçou essa posição e disse que o país vai "lutar até o fim".

O governo chinês declarou nesta quinta-feira (10) que está aberto ao diálogo, mas acusou os Estados Unidos de se isolarem do resto do mundo.

Em um comunicado oficial, a China afirmou que só aceitará negociações com base no respeito mútuo e em condições de igualdade. O governo ainda disse que não aceitará ameaças nem chantagens e que vai defender os direitos de seu povo e as regras do comércio internacional.

Na noite anterior, o presidente dos EUA, Donald Trump, falou com jornalistas na Casa Branca e disse acreditar que é possível chegar a um acordo com a China. Ele elogiou o presidente chinês, Xi Jinping, a quem chamou de amigo, e disse que o respeita muito.

"Ele é meu amigo, o presidente Xi (Jinping). Eu gosto dele, eu o respeito, (...) é um cara inteligente que ama seu país, isso é um fato, eu o conheço muito bem", disse Trump durante a sessão de perguntas e respostas.

Trump também afirmou estar otimista com as negociações e acredita que Xi Jinping vai querer resolver a disputa. Até o momento, o líder chinês não comentou publicamente sobre o assunto nesta semana.

Texto/Fonte: G1