Foto: Weriton Fotografia
Quarta, 22 de setembro de 2021 - 09:31:50
Primavera chega com altas temperaturas e baixa umidade do ar em Sorriso e Região
NOVA ESTAÇÃO

A primavera começa nesta quarta-feira (22), às 15h21 (horário local) e termina em 21 de dezembro. A estação se inicia com as características da estação seca, que é o inverno e termina com as características da estação chuvosa, o verão. Segundo o professor doutor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Rodrigo Marques, Cuiabá sempre apresentou clima seco entre maio e setembro durante as primeiras semanas.

"Como a primavera é a estação de transição entre o período seco e chuvoso, as chuvas devem ocorrer sobretudo em outubro, novembro e dezembro. Em 2021 se espera que as chuvas ocorram dentro da normalidade para os meses de outubro, novembro e dezembro. Inclusive há previsão de chuvas para o início da próxima semana aqui", afirmou ao site Hipernotícias.

Para muitas pessoas, a primavera é considerada a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. No entanto, diante do período de estiagem, o especialista explica que o cenário pode ser diferente com a alta da temperatura e a baixa umidade relativa do ar.

"As elevadas temperaturas podem afetar o processo de germinação das sementes e também na formação dos frutos de algumas espécies. Quando as elevadas temperaturas são associadas a falta de umidade, uma série de limitações no funcionamento da planta podem ocorrer", ressaltou.

Além do tempo mais seco com a chegada da primavera, o período é propício para queimadas e consequentemente traz sérios riscos à saúde. Marques responsabiliza as atitudes humanas para o aumento dos incêndios no estado. "Sobre as queimadas, a culpa é nossa (da sociedade) que causamos os incêndios. Não pega fogo naturalmente, as queimadas se iniciam porque alguém vai lá e provoca o incêndio. De fato as queimadas nada têm a ver com a Primavera, mas sim é totalmente ligada ao comportamento irresponsável de algumas pessoas", apontou.

Segundo a metereologista Marina Padilha, o início da primavera no país marca algumas mudanças com relação às temperaturas e ao regime de chuvas. A primavera apesar de características comuns em todo o território brasileiro, apresenta algumas especificações para cada uma das regiões.

No Centro-Oeste, por exemplo, os índices pluviométricos tornam-se mais intensos e também mais frequentes. Isso é considerado um marco entre a estação seca (o inverno) e a estação chuvosa (verão). Normalmente essas chuvas são acompanhadas de ventos fortes e granizo.

Marina aponta que, normalmente com a chegada dessa estação, as chuvas começam a se intensificar na maior parte do país, tornando então as temperaturas mais amenas e aumentando a umidade do ar, que, no inverno (estação anterior à primavera), encontra-se bastante reduzida. O INMET deve emitir ainda nesta quarta um prognótico de como será nos próximos três vezes no estado.

"Ainda são poucas chuvas. Tem chovido, mas é praticamente incomum chover no mês de agosto. O normal é a partir da quinzena de setembro. Ainda está sendo incomum essas poucas pancadas. O que é comum são tempestades, descargas elétricas, é preciso se prevenir, tomar cuidado. São alguns dos alertas", comenta.

 

Texto/Fonte: WELLYNGTON SOUZA/HNT NOTICIAS