Foto: Jana Pessôa/Secom-MT
Quarta, 06 de outubro de 2021 - 11:27:41
Primeira-dama Virginia Mendes reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
OUTUBRO ROSA
O Governo de Mato Grosso lançou a Campanha Outubro Rosa 2021, que tem a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha

A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, participou do lançamento da Campanha Outubro Rosa 2021 do Governo de Mato Grosso, realizada através da Secretaria de Estado de Saúde, no Hospital Estadual Santa Casa. No evento, a SES-MT inaugurou a unidade móvel de Saúde da Mulher, que ficará estacionada no Hospital Estadual, auxiliando na realização de exames preventivos para mulheres durante todo mês de outubro.

Os atendimentos serão pré-agendados e seguirão a ordem de espera do Sistema de Regulação. A ação será realizada em forma de mutirão, para que milhares de mulheres consigam acesso gratuito a esses serviços, reduzindo também a fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, toda mulher que receber o atendimento na unidade móvel receberá uma cesta básica e um kit de higiene. Este ano, a primeira-dama é madrinha da campanha Outubro Rosa em Mato Grosso.

“O Outubro Rosa é uma das campanhas mais significativas para a saúde da mulher, e precisamos sempre ressaltar a importância do combate ao câncer de mama e do colo do útero. É importante que, para um diagnóstico precoce, toda mulher realize os exames ao menos 1 vez ao ano. É uma causa que abraço com muito carinho e agradeço imensamente o convite para ser madrinha dessa bela ação. Quero parabenizar todo trabalho que vem sendo feito pela equipe da SES-MT, em nome do nosso secretário Gilberto Figueiredo e da secretária Adjunta de Gestão Hospitalar da SES-MT, Caroline Dobes, e também de toda equipe do Hospital em nome da diretora do HESC, Patrícia Neves”, destacou Virginia Mendes.

A expectativa do Hospital Estadual Santa Casa é realizar cerca de 700 atendimentos por dia, aproximadamente 13.000 durante todo mês de outubro, com consultas e exames, entre eles: 1.840 consultas com mastologista, 3.312 consultas com ginecologista, 1.840 exames de mamografia, 3.312 exames de Papanicolau, 1.380 ultrassonografias de mama e 1.380 ultrassonografias ginecológicas. Além da unidade móvel, o Hospital também preparou uma estrutura com recepção, consultórios, box de testagem Covid-19 e aparelhos para exames. O público alvo são mulheres entre 40 e 69 anos de idade, usuárias SUS.

“A unidade móvel está belíssima e tenho certeza que a campanha será um sucesso, além de um excelente atendimento, essas mulheres também receberão alimento para ajudar família. Essa ação contribuirá muito na diminuição da espera de mulheres que aguardam a muito tempo por esses exames. E peço aqui para que todas as demais mulheres procurem o seu médico e faça seus exames, precisamos diminuir o número de casos dessa doença que afeta tantas mulheres”, finalizou Virginia.

A unidade móvel foi idealizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) em 2019 e adquirida pela pasta, por R$ 3.878.000, para iniciar em 2020 as atividades no interior do Estado. Contudo, devido à pandemia da Covid-19, a implementação do serviço foi adiada.

Texto/Fonte: Luana Daubian | Secom - MT
Galeria de imagens desta notícia