Foto: Reprodução
Segunda, 27 de dezembro de 2021 - 22:00:02
Primeiras sojas colhidas em Marechal Cândido Rondon/PR produziram apenas 8 sc/ha e perda consolidada já é de 65%
PERDA CONSOLIDADA

A safra de soja 2021/22 foi semeada dentro da melhor janela de cultivo em Marechal Cândido Rondon no Paraná e o início do desenvolvimento das lavouras foi positivo. Porém, a situação mudou com algumas microrregiões sem receber chuvas há mais de 60 dias e boa parte do município sem precipitações há 30 dias, com acumulados de apenas 10 mm.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR, Edio Luiz Chapla, esse cenário já refletiu em perdas consolidadas de 65% para a safra de soja e de 85% para a primeira safra de milho, com a situação podendo se agravar caso a estiagem persista por mais tempo.

Nesta última semana do Natal, algumas lavouras pontuais com ciclo de 120 dias que foi encurtado para 90 dias já foram colhidas e os resultados demonstraram uma produtividade de apenas 8 sacas por hectare.

Como os produtores da região haviam fechado poucos negócios antecipados, a situação não deve impactar em contratos não honrados, mas vai resultar em perdas financeiras e dificuldades econômicas. 

Inclusive para a safrinha de milho de 2022 o cenário também já é preocupante. Chapla destaca que, apesar de uma janela ideal para o plantio estar assegurada, as previsões climáticas apontam chuva abaixo da média também durante este período.

Texto/Fonte: Notícias Agrícolas