Foto: Procon
Sexta, 22 de março de 2024 - 16:47:27
Procon de Mato Grosso Participa do Mutirão da Negociação e Orientação Financeira
Procon de Mato Grosso Participa do Mutirão
Negociação e Orientação Financeira

O Procon de Mato Grosso está engajado no Mutirão da Negociação e Orientação Financeira, uma iniciativa promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em colaboração com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O evento ocorre de forma virtual, por meio da plataforma Consumidor.gov.br, e se estenderá até o dia 15 de abril.

O objetivo desse mutirão é proporcionar aos consumidores a oportunidade de negociar suas dívidas pendentes, visando reduzir os índices de inadimplência e superendividamento na população. Dentre as modalidades de débito passíveis de negociação estão os atrasos em cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais formas de crédito contraídas junto a bancos e instituições financeiras, desde que não haja bens dados em garantia ou que as dívidas não estejam prescritas.

Entretanto, é importante ressaltar que dívidas com garantias de bens (como veículos, motocicletas e imóveis), dívidas prescritas e contratos com parcelas em dia não estão incluídas no escopo do mutirão.

“A proposta é oferecer condições especiais para que os consumidores possam regularizar suas pendências financeiras”, explica Márcia Santos, secretária adjunta do Procon-MT.

É essencial destacar que o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira não é indicado para consumidores amparados pela Lei do Superendividamento. Em casos de superendividamento, em que o consumidor encontra-se impossibilitado de quitar suas dívidas sem comprometer sua subsistência ou de sua família, a recomendação é buscar diretamente o fornecedor para tentar uma negociação. Se não houver êxito na resolução amigável, o consumidor pode procurar o Procon mais próximo para receber orientações específicas sobre sua situação.

A participação nesse mutirão representa um passo importante para os consumidores que buscam regularizar sua situação financeira, garantindo mais tranquilidade e segurança para o futuro.

Texto/Fonte: Fonte:Helen Oliveira/MTUOL com informações do Mato Grosso Econômico