Foto: REPRODUÇÃO/ INTERNET
Wednesday, 19 de April de 2023 - 10:51:12
Produtores em MT devem comunicar estoque bovino ao Indea a partir de 1º de maio
AGROPECUÁRIA
Mato Grosso recebeu em 2022, após 30 anos, o status de livre da febre aftosa sem vacinação; Procedimento é obrigatório e substitui a imunização

Mato Grosso encerrou em 2022 a imunização de seu rebanho bovino contra a febre aftosa em etapas anuais. Contudo, os produtores devem seguir alertas e necessitam comunicar a partir de 1º de maio o estoque de animais junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). Segundo o órgão, o produtor que realizar a comunicação ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), tendo impedida a comercialização dos animais, exceto abate.

Mato Grosso havia se tornado livre da febre aftosa com vacinação em 1996, contudo o vírus rondou o estado até 2007. A doença trouxe forte impacto financeiro para a pecuária brasileira.

O Indea-MT pontua que o procedimento de comunicação do estoque de rebanho bovino é obrigatório e substitui a vacinação contra a febre aftosa. Além dos bovinos, também devem ser comunicados os estoques de búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, abelhas e peixes.

O órgão salienta ainda que, além do impedimento da emissão da GTA, outras penalidades podem ser aplicadas diante da não comunicação, como aplicação de multas para quem não a fizer dentro do prazo. A campanha encerra no dia 31 de maio.

Atualização faz parte das medidas de defesa sanitária

O Indea-MT ressalta que a atualização do estoque do rebanho junto ao órgão faz parte as medidas de defesa sanitária animal e compõe as ações que prepararam Mato Grosso para receber o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Vale ressaltar que a imunização de bovinos e bubalinos servia também domo como base para o controle do quantitativo de animais.

Conforme a presidente do Indea-MT, Emanuele Gonçalina de Almeida, a comunicação pode ser realizada pelo produtor rural pela internet, através do módulo do produtor, ou pessoalmente em um dos escritórios do órgão.

Texto/Fonte: Canal Rural.