Foto:
Domingo, 07 de fevereiro de 2021 - 17:25:22
Professores podem deflagrar greve em MT
EDUCAÇÃO
Os profissionais protestam contra oque classificam de "desmonte desenfreado aos direitos dos trabalhadores da educação pública, em especial ao calote salarial".

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realizará nesta segunda-feira (8), a partir das 14 horas, com concentração no estacionamento de visitantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)), a primeira Assembleia Geral da categoria, em 2021. Após a reunião, assegurada dentro do protocolo de segurança contra a Covid-19: distanciamento, uso de máscara e álcool gel, os participantes prosseguirão em carreata pelas ruas da Capital. 

A Assembleia Geral está marcada após dois dias de debates no Conselho de Representantes do Sintep/MT (6 e 7 de fevereiro). A categoria atravessa o estado de greve, deflagrado já no Conselho de Representantes em dezembro. O debate, desta vez, tratará da deliberação ou não da greve geral por tempo indeterminado.

Os profissionais protestam contra oque classificam de "desmonte desenfreado aos direitos dos trabalhadores da educação pública, em especial ao calote salarial".

Além disso, os servidores farão cobranças pela recomposição salarial (RGA). Também protestam contra  à pressão por volta às aulas sem condições de segurança, e o "descompromisso do governo Mauro Mendes às Leis da Carreira, a desvalorização dos trabalhadores e descaso com a educação pública gratuita". 

“Há muitos anos não vivenciávamos na Educação Pública um quadro tão ameaçador as conquistas da carreira, aos direitos dos trabalhadores, mas principalmente, ao ensino público gratuito”, destaca o presidente do SIntep/MT, Valdeir Pereira.

 

Texto/Fonte: