Foto: MTUOL
Terça, 26 de março de 2024 - 10:57:06
Programa VitaMel Estimula Produção de Mel em Sorriso
Programa VitaMel
Produção de Mel em Sorriso

A Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa) de Sorriso deu início à entrega de 200 caixas de mel completas, como parte do programa VitaMel, destinado a impulsionar a atividade apícola na região. Essas novas caixas, feitas de madeira da espécie cedrinho e parafinadas com cera, apresentam uma vida útil cinco anos superior em relação às tradicionais caixas de madeira crua.

Desde 2018 até o presente ano de 2024, o Município já distribuiu mais de 1,5 mil dessas caixas para pequenos agricultores em diversas localidades, incluindo o Assentamento Jonas Pinheiro, Cinturão Verde, Projeto Casulo, Caravágio, distritos de Primavera, Caravágio e Boa Esperança, além de propriedades adjacentes.

O secretário-adjunto da Semasa, Enivaldo Golmini, destaca as condições favoráveis do clima tropical e a extensa área de preservação ambiental na região, que contribuem para o manejo e a produção de mel. Golmini também compartilha o exemplo de um pequeno produtor local que, ao instalar dez caixas de mel, viu sua produção de melão aumentar em cerca de 30%, demonstrando os benefícios de combinar a produção de mel com o cultivo de frutas e hortaliças.

Segundo Marlon Zanella, gestor da Semasa, o programa VitaMel, inicialmente voltado para estimular o consumo e o crescimento da produção de mel, acabou se mostrando interligado a outros dois programas: “Frutifica” e “Horta Viva”. Zanella enfatiza que as abelhas desempenham um papel crucial na polinização da maioria dos alimentos consumidos, o que resulta em um impacto positivo na produtividade agrícola da região.

Texto/Fonte: Fonte Helen Oliveira/ MTUOL com informações da Redação com Decom