A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) lançou nesta quarta-feira (11) o projeto-piloto Muxirum Digital MT, que oferece capacitação digital gratuita para idosos. A aula inaugural foi realizada na Escola Técnica Estadual de Cuiabá (ETEC), com apoio da Fapemat.
O curso tem foco na alfabetização tecnológica de pessoas com dificuldade de formação digital, principalmente idosos. As aulas serão ministradas em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger, com meta de capacitar 160 participantes.
Segundo o secretário Allan Kardec, a proposta é promover inclusão social ao preparar os idosos para o uso seguro e consciente da tecnologia. “Na era da inteligência artificial e da conectividade, é fundamental garantir que ninguém fique para trás”, disse.
Os alunos terão aulas sobre uso de aplicativos, mecanismos de segurança e funcionalidades dos smartphones. Todos receberão material didático e uniforme.
Antes do início do curso, a equipe passou por capacitação técnica, incluindo orientações sobre abordagem à população idosa e palestra sobre crimes cibernéticos com o delegado Ruy Guilherme, da Polícia Civil.
A coordenadora Dannyele Zamar destaca que a autonomia digital pode melhorar a qualidade de vida dos idosos e protegê-los de golpes. Já o conteúdo pedagógico foi desenvolvido por Graciely Santos, professora da UFMT, que ressalta a inclusão digital como um direito de cidadania.