Projeto “Transporte Zero” proposto pelo Governo de Mato Grosso promete revolucionar a pesca esportiva e trazer benefícios aos ribeirinhos, segundo afirmou o renomado pescador esportivo Johnny Hoffmann. Considerado uma referência nacional nesse esporte, Hoffmann destacou que essa medida representa um marco na preservação dos recursos pesqueiros e no desenvolvimento sustentável do estado.
A proposta do projeto, que tem previsão de início em 1º de janeiro de 2024, visa proibir o transporte, armazenamento e comercialização de peixes em todos os rios de Mato Grosso por um período de cinco anos. Durante esse período, será permitida apenas a modalidade de pesque e solte, além da pesca de subsistência.
O projeto “Transporte Zero” do Governo de Mato Grosso tem como objetivo combater a redução dos estoques pesqueiros nos rios do estado, que ameaça várias espécies nativas. Além da preservação dessas espécies e do combate à pesca predatória, a iniciativa busca impulsionar o turismo e garantir emprego e renda para as famílias envolvidas nesse setor.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda
A expectativa é de que, se aprovado, o projeto possa mais do que dobrar o turismo da pesca esportiva em Mato Grosso, atraindo milhares de turistas e gerando impactos positivos na economia local. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressalta que a medida não proíbe a pesca, mas sim o transporte, o que permitirá a recuperação dos estoques pesqueiros e o fortalecimento da pesca esportiva no estado.
Leia Também: Projeto do Governo de MT vai garantir renda para pescador e combater a pesca predatória
Para Hoffmann, a implementação do projeto trará impactos positivos tanto para a pesca esportiva quanto para os ribeirinhos que dependem da pesca como forma de sustento. O pescador ressalta que a medida garantirá que os ribeirinhos continuem consumindo peixe, ao mesmo tempo em que os pescadores comerciais receberão um valor mensal do governo.
Além disso, o renomado pescador esportivo acredita que a pesca esportiva impulsionará o turismo em Mato Grosso, proporcionando mais oportunidades de desenvolvimento econômico. Hoffmann afirma que essa prática é sustentável e respeita o meio ambiente, contribuindo para a preservação dos recursos pesqueiros e a geração de empregos em setores relacionados, como guias de pesca e lojas especializadas.
A opinião de Johnny Hoffmann é compartilhada pelo empresário Jango, do ‘Pesca e Aventura com o Jango’. Ele destaca que o projeto também oferece novas perspectivas para os ribeirinhos e pescadores artesanais, possibilitando a profissionalização e o aumento da renda. Jango ressalta que o aumento dos estoques pesqueiros proporcionará um crescimento significativo no turismo da pesca esportiva, o que beneficiará não apenas os pescadores, mas também toda a cadeia produtiva associada ao setor.
Leia Também: Acidente envolvendo veículos de carga interdita BR-163 em Nova Mutum
O projeto do “Transporte Zero” será avaliado pelos deputados estaduais na próxima sessão, e a expectativa é de que essa iniciativa revolucionária seja aprovada, trazendo benefícios tanto para os pescadores quanto para a preservação dos recursos pesqueiros em Mato Grosso.