Foto: Tomas Francisco Cuesta
Tuesday, 15 de April de 2025 - 14:42:33
Pupy deixa ecoparque em Buenos Aires e segue para santuário em Mato Grosso
PRIMEIRA ELEFANTA AFRICANA NO BRASIL

Pupy, a elefanta de 35 anos, deixou nesta segunda-feira (14) o ecoparque onde vivia em Buenos Aires, Argentina, rumo ao Santuário dos Elefantes Brasil (SEB) em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. A transferência, que ocorreu 53 dias após a data prevista, foi realizada com a ajuda de um guindaste que içou a elefanta em uma caixa de transporte para colocá-la num caminhão. A jornada de mais de 2.600 km deve ser concluída entre sábado (19) e domingo (20).

Nas redes sociais, o santuário informou que Pupy já está na estrada, se alimentando bem e a caminho dos pastos verdes do Brasil. A saída de Buenos Aires havia sido inicialmente prevista para 22 de fevereiro, mas foi adiada por questões de segurança na caixa de transporte. Segundo o santuário, "ela estava bem na caixa, mas não estava segura ao fechar o compartimento". O órgão ressaltou o cuidado para garantir um transporte tranquilo, destacando que Pupy segue comendo, um sinal de que se sente confortável.

Durante o trajeto, Pupy é acompanhada por três tratadores que monitoram suas condições por meio de câmeras instaladas na caixa, verificando sinais de cansaço, sede ou necessidade de pausas. Atualmente, o santuário abriga cinco elefantas asiáticas resgatadas de circos e zoológicos: Bambi, Mara, Raia, Maia e Guilhermina. Pupy será a primeira elefanta africana a integrar esse espaço.

Em julho de 2020, foi anunciado que Pupy chegaria ao santuário juntamente com sua companheira Kuky, após um decreto oficial de Buenos Aires. Contudo, enquanto o habitat para elefantes africanos estava sendo preparado, Kuky faleceu, em outubro de 2024.

Pupy foi trazida originalmente, em 1993, do Parque Nacional Kruger para um zoológico em Buenos Aires, onde viveu por mais de 30 anos ao lado de Kuky. Posteriormente, ela passou a maior parte de sua vida no Templo Hindu dos Elefantes, instalado no Ecoparque da cidade.

O Santuário dos Elefantes Brasil é administrado pela Associação Santuário de Elefantes Brasil, uma organização sem fins lucrativos que resgata elefantes em situação de risco, oferecendo cuidados adequados para sua recuperação física e emocional. O santuário conta com o apoio das organizações internacionais ElephantVoices e Global Sanctuary for Elephants.

Para acompanhar o dia a dia dos elefantes, interessados podem seguir as redes sociais e o portal do santuário, além de participar da campanha "Adotar um Elefante", que possibilita o envio de recursos para os cuidados dos animais.

Texto/Fonte: G1