Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Thursday, 22 de May de 2025 - 17:35:45
Putin diz que criará zona-tampão para segurança na região de fronteira
RÚSSIA ANUNCIA MEDIDA MILITAR NA FRONTEIRA COM UCRÂNIA

O presidente russo Vladimir Putin anunciou a criação de uma "zona de segurança" ao longo da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, conforme divulgado pela agência estatal russa Tass. Segundo ele, as Forças Armadas russas já estão trabalhando na implementação da medida.

Zonas-tampão costumam ser estabelecidas entre países em conflito como áreas desmilitarizadas, geralmente supervisionadas por forças da ONU, para prevenir combates diretos. A Ucrânia já havia sugerido a criação de uma zona semelhante em 2023, mas não avançou com a proposta. Até a última atualização, Kiev não havia comentado a nova decisão russa.

O anúncio coincide com ações de outros países vizinhos da Rússia, como a Finlândia, que concluiu os primeiros 35 km de uma cerca de 4,5 metros de altura ao longo de sua fronteira leste. A barreira, com sensores, câmeras e arame farpado, foi erguida para conter o fluxo de migrantes — muitos vindos de países como Síria e Somália — que chegaram à região via Rússia em 2023. Todos os oito pontos de passagem foram fechados no fim daquele ano.

Apesar das críticas da Rússia e da Corte Europeia de Direitos Humanos à decisão finlandesa, o país afirma que a cerca é essencial para controlar migrações orquestradas e reforçar a segurança contra possíveis ameaças militares, especialmente diante do aumento da infraestrutura bélica russa perto da fronteira.

A escalada das tensões reflete o temor de uma expansão da guerra na Ucrânia, em curso há mais de três anos, e evidencia os preparativos defensivos em andamento por países da região.

Texto/Fonte: G1