Foto: Ianara Garcia/TVCA
Segunda, 16 de maio de 2022 - 12:20:13
Quarto de hospital destruído após incêndio em MT; 76 pacientes foram transferidos
SUSTO
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por um aparelho de ar-condicionado de um quarto de enfermaria do segundo andar do hospital.

Um vídeo mostra o quarto do Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá, destruído após o incêndio, desse domingo (15). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um aparelho de ar-condicionado de um quarto de enfermaria do segundo andar. Foram transferidos 76 pacientes para outras unidades.

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o Hospital São Benedito, informou por meio de nota que a perícia técnica já foi realizada e a parte elétrica da unidade está preservada.

A evacuação do prédio foi realizada em razão da fumaça tóxica. O hospital ficará fechado e a data de reabertura ainda não foi definida.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 76 pacientes estavam internados no Hospital São Benedito quando o fogo começou. Destes, 16 estavam em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Todos os pacientes internados no quinto, quarto e terceiro andares foram retirados pela escada de emergência por precaução a uma possível pane elétrica nos elevadores. Já os pacientes do primeiro e segundos andares foram removidos pela rampa de acesso.

De acordo com a secretaria, a recomendação dos bombeiros era retirar os pacientes devido à quantidade de fumaça tóxica que tomou os três primeiros andares.

Após o incêndio, os pacientes ficaram na calçada do hospital até a chegada de ambulâncias para serem transferidos à outras quatro unidades de saúde da capital.

Mais de cem colaboradores ajudaram na evacuação do prédio, além das equipes do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), outras ambulâncias municipais e privadas.

Médicos e enfermeiros faziam a oxigenação manual para manter a respiração dos pacientes que estavam na calçada.

De acordo com a secretaria, 29 pacientes foram encaminhados ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), 22 para o Hospital Estadual Santa Casa, 24 para o antigo Pronto Socorro e uma para o Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu.

Texto/Fonte: G1MT