Em Cuiabá, 24,8% da população já foi vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, com 153,3 mil pessoas imunizadas até esta segunda-feira (7). Os dados são do Ministério da Saúde.
Já quanto a segunda dose da vacina, 61,3 mil pessoas receberam, correspondente a 9,9% da população cuiabana.
Foram aplicadas, na capital, um total, 214 mil doses, desde o dia 20 de janeiro, quando a campanha de vacinação começou em Cuiabá.
O índice já é maior que a média estadual, já que Mato Grosso vacinou 18,5% da população com a primeira dose e 8,2% com a segunda dose.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), este índice seria maior na capital se todas as pessoas que agendassem a vacinação comparecessem aos polos. Aos sábados e feriados, o número de pessoas que não comparecem chega a 75%.
No último feriado, na quinta-feira (3) de Corpus Christi, foram aplicadas 983 doses nos quatro polos que funcionaram, o que não chegou nem a 25% do número de pessoas agendadas.
Cuiabá tem capacidade de aplicar mais de 5 mil doses de vacina contra a covid-19 por dia nos cinco polos em funcionamento atualmente.
No entanto, segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, aos sábados e feriados, o máximo de doses aplicadas não tem chegado a 1 mil somando todos os postos.
Foi o que aconteceu no último sábado (5), quando 5 mil pessoas estavam agendadas e pouco mais de 900 realmente compareceram aos polos para a aplicação.
Por causa disso, a Prefeitura de Cuiabá informou que irá adotar o rodízio no funcionamento dos polos de vacinação aos sábados e feriados. A decisão pode ser revista caso se observe aumento da procura por parte do público.
Na sexta-feira (4), foi aberto o cadastro para pessoas a partir de 55 anos de idade sem comorbidades.
Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 está ocorrendo em seis polos:
Em Mato Grosso, 647,6 mil pessoas já foram vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. O número corresponde a 18,5% da população. Com a segunda dose, foram 289,2 mil aplicações, 8,2% dos habitantes mato-grossense.
No total, 936 mil doses foram aplicadas.