Monday, 07 de June de 2021 - 10:48:25
Quase 25% da população de Cuiabá foi vacinada; 75% dos que marcaram não foram se vacinar no fim de semana.
COMBATE A COVID-19
Cuiabá tem capacidade de aplicar mais de 5 mil doses de vacina contra a covid-19 por dia nos cinco polos. No entanto, aos sábados e feriados, o número de doses aplicadas não tem chegado a mil.

Em Cuiabá, 24,8% da população já foi vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, com 153,3 mil pessoas imunizadas até esta segunda-feira (7). Os dados são do Ministério da Saúde.

Já quanto a segunda dose da vacina, 61,3 mil pessoas receberam, correspondente a 9,9% da população cuiabana.

Foram aplicadas, na capital, um total, 214 mil doses, desde o dia 20 de janeiro, quando a campanha de vacinação começou em Cuiabá.

O índice já é maior que a média estadual, já que Mato Grosso vacinou 18,5% da população com a primeira dose e 8,2% com a segunda dose.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), este índice seria maior na capital se todas as pessoas que agendassem a vacinação comparecessem aos polos. Aos sábados e feriados, o número de pessoas que não comparecem chega a 75%.

No último feriado, na quinta-feira (3) de Corpus Christi, foram aplicadas 983 doses nos quatro polos que funcionaram, o que não chegou nem a 25% do número de pessoas agendadas.

Cuiabá tem capacidade de aplicar mais de 5 mil doses de vacina contra a covid-19 por dia nos cinco polos em funcionamento atualmente.

No entanto, segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, aos sábados e feriados, o máximo de doses aplicadas não tem chegado a 1 mil somando todos os postos.

Foi o que aconteceu no último sábado (5), quando 5 mil pessoas estavam agendadas e pouco mais de 900 realmente compareceram aos polos para a aplicação.

Por causa disso, a Prefeitura de Cuiabá informou que irá adotar o rodízio no funcionamento dos polos de vacinação aos sábados e feriados. A decisão pode ser revista caso se observe aumento da procura por parte do público.

Na sexta-feira (4), foi aberto o cadastro para pessoas a partir de 55 anos de idade sem comorbidades.

Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 está ocorrendo em seis polos:

 

  • No Centro de Eventos do Pantanal, (polo central) das 8h às 18h, atendendo idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde em ponto fixo
  • No SESI Papa, das 9h às 17h, atendendo a idosos no veículo com espaço pós-vacina
  • No campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em frente ao Restaurante Universitários, (RU), das 9h às 17h, atendendo a todos com a segunda dose
  • No Sesc Balneário, no bairro São João Del Rey, das 9h às 16h, atendendo idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde em ponto fixo
  • No Teatro Zulmira Canavarros, no prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, atendendo idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde em ponto fixo
  • Na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado na Avenida 15 de Novembro, no bairro Porto, em Cuiabá, das 8h às 17h.

Vacinação em MT

Em Mato Grosso, 647,6 mil pessoas já foram vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. O número corresponde a 18,5% da população. Com a segunda dose, foram 289,2 mil aplicações, 8,2% dos habitantes mato-grossense.

No total, 936 mil doses foram aplicadas.

Texto/Fonte: COM ASSESSORIA G1