Foto: Divulgação/Universal Pictures
Quarta, 19 de julho de 2023 - 07:55:53
Quem é Cillian Murphy, protagonista de “Oppenheimer” e “Peaky Blinders”
CURIOSIDADES

O irlândes Cillian Murphy (lê-se Quílian) protagoniza um dos filmes mais aguardados do ano: “Oppenheimer“. O ator retoma a parceria com o cineasta Christopher Nolan, com quem já trabalhou diversas vezes no passado.

Na trama, ele dá vida ao físico criador da bomba atômica J. Robert Oppenheimer. O longa chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20).

Com 47 anos e há 25 anos na indústria cinematográfica, Murphy acumula dezenas de produções no currículo, parcerias de sucesso com grandes nomes de Hollywood e uma marca como vilão.

Quem é Cillian Murphy

Natural de Cork, na Irlanda, Murphy chegou a estudar direito na universidade e iniciar uma carreira na música antes de migrar para a sétima arte.

Seus primeiros trabalhos como ator foram em peças de teatro, tanto na escola e faculdade quanto profissionalmente – estreando nos palcos em 1996.

No cinema, sua estreia foi em 1998, com um papel secundário em “A História de uma Amizade”, ao lado de seus conterrâneos Brendan Gleeson e Andrew Scott.

No ano seguinte, o ator estrelou diversos curtas e os longas “Sunburn – As Aventuras de um Verão” “The Trench”, junto com Daniel Craig.

Em 2001, teve seu primeiro grande papel no romance “Disco Pigs”, que, inclusive, lhe rende seu primeiro prêmio como Melhor Ator, no Ouresense Independent Film Festival Awards.

Cillian Murphy e Elaine Cassidy em “Disco Pigs” / Reprodução

No mesmo ano, fez sua estreia nas telinhas ao participar da minissérie de época “The Way We Live Now”.

Entre uma produção e outras nos início dos anos 2000, Murphy estrelou o terror pós-apocalítico “Extermínio”, pelo qual recebeu indicações de Melhor Ator e Revelação; “Dias Selvagens”, com Colin Farrell“Moça com Brinco de Pérola”, ao lado de Scarlett Johansson e Colin Firth; a produção infantil “Café da Manhã em Plutão”, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro; e o suspense “Voo Noturno”, com Rachel McAdams.

Em 2005, o ator trabalhou pela primeira vez com o diretor Christopher Nolan, parceria que segue firme até os dias atuais, em “Batman Begins”. Na trilogia, ele dá vida ao Dr. Jonathan Crane (ou Espantalho) e aparece nos três filmes.

Cillian Murphy em “Batman Begins” / Reprodução/YouTube

Em 2006, ele protagonizou o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes daquele ano, “Ventos da Liberdade”. Murphy foi indicado ao Bafta, o “Oscar britânico”, pelo papel.

Entre um Batman e outro, o ator trabalhou mais uma vez com Nolan, em 2010, no premiado “A Origem”, ao lado de estrelas como Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-LevittTom Hardy e mais. No mesmo ano, ele fez uma participação no longa “Tron: O Legado”.

Na década seguinte, Murphy acumulou uma série de sucessos no curriculo, como “O Preço da Amanh㔓Anna – O Perigo Tem Nome”“Poder Paranormal”“Dunkirk” e “Um Lugar Silencioso: Parte II”.

Cillian Murphy em “Dunkirk”, obra de Christopher Nolan / Divulgação/Warner Bros.

Sua fama alcançou novos patamares ao voltar às telinhas e dar vida ao líder de uma gangue inglesa no seriado “Peaky Blinders”. A produção foi ao ar em 2013 e chegou ao fim em 2022 após seis temporadas.

A série soma mais de 10 prêmios, entre eles para Murphy como Melhor Ator no TV Choice Awards e no Irish Film and Television Awards, e é aclama pela crítica e pelo público.

Cillian Murhy como Thomas Shelby em “Peaky Blinders” / Divulgação/Netflix

Neste ano, ele volta aos holofotes ao estrelar “Oppenheimer”, que há quem diga que é “o filme do ano”. O longa marca sua quarta parceria com Nolan.

“Fiquei tão feliz por ter recebido a oportunidade – é meio que um papel dos sonhos. Mas é tão multifacetado e maciço, então você simplesmente mergulha”, disse Murphy à CNN.

“Ter o privilégio de trabalhar com ele ao longo dos anos e vê-lo caminhar nessa direção é fenomenal de se testemunhar”, acrescentou.

  • 1 de 8

    Veja fotos de "Oppenheimer"

    Crédito: Divulgação/Universal Pictures
  • 2 de 8

    Cillian Murphy é J. Robert Oppenheimer, o "pai" da bomba atômmica

    Crédito: Divulgação/Universal Pictures
  • 3 de 8

    Oppenheimer foi o diretor do "Projeto Manhattan" durante a Segunda Guerra Mundial

    Crédito: Divulgação/Universal Pictures
  • 4 de 8

    Florence Pugh é Jean Tatlock, psiquiatra com quem Oppenheimer se relacionou

    Crédito: Divulgação/Universal Pictures
  • 5 de 8

    Emily Blunt e Cillian Murphy voltam a contracenar em "Oppenheimer"; anteriormente, eles estiveram juntos em "Um Lugar Silencioso - Parte II"

    Crédito: Divulgação/Universal Pictures
  • 6 de 8

    Robert Downey Jr dá vida ao ex-secretário do Comércio dos EUA, Lewis Strauss, em "Oppenheimer"

    Crédito: Divulgação/Universal Pictures
  • 7 de 8

    Christopher Nolan é o diretor de "Oppenheimer"; ele é conhecido por sucessos como “Interestelar”“A Origem”"Amnsésia" e mais

    Crédito: Divulgação/Universal Pictures
  • 8 de 8

    "Oppenheimer" chega aos cinemas em 20 de julho

    Crédito: Divulgação/Universal Pictures
Texto/Fonte: Marina Toledoda CNN