Foto:
Sexta, 18 de dezembro de 2020 - 13:44:11
"Rachado", MDB aguarda Bezerra para decidir presidente em Cuiabá
RACHA INTERNA
Solução só deve ocorrer após deputado Carlos Bezerra se recuperar da Covid

As eleições municipais de 2020 deixaram “rusgas” no MDB de Mato Grosso que já provocaram um “racha” dentro da sigla. Em meio a uma disputa de poder entre o grupo do MDB liderado pela deputada Janaína Riva e pelo advogado Francisco Faiad, formalmente, o diretório do partido, na Capital, está sem um presidente.

Em consulta à Justiça Eleitoral, o ex-presidente da sigla na Capital, o advogado Francisco Faiad, bem como os membros da comissão provisória Edilene de Souza Machado e Ralf Rodrigo Viegas da Silva (ambos da provisória municipal), Clovis Figueiredo (administrativo), Rogério Ramos Varanda (Financeiro), aparecem com o status inativo.

Entre outras consequências da falta de um presidente, o diretório municipal do MDB está sem representatividade para propor ações na Justiça. Informalmente, e contrariando o prefeito Emanuel Pinheiro, o presidente estadual do partido, em Mato Grosso, Carlos Bezerra, “nomeou” a deputada Janaína Riva como líder da agremiação na Capital.

A assessoria da deputada estadual informou que, em razão de Carlos Bezerra ter sido diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19), ainda não houve a oportunidade de formalização do diretório municipal de Cuiabá.

“O antigo diretório do MDB Cuiabá expirou e, por enquanto, permanecerá sob direção da deputada estadual Janaina Riva, conforme anunciado pelo presidente estadual da sigla, deputado federal Carlos Bezerra. Por conta do quadro de Covid-19 do presidente, a formalização do diretório municipal foi adiada, porém permanece a mesma anteriormente anunciada pelo presidente estadual. A orientação agora é aguardar a melhora do presidente pra que ele possa conduzir a reunião com os demais membros e o processo de formalização”.

RACHA

Durante as eleições de 2020, Janaína Riva e o então candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro, trocaram farpas publicamente – reflexo de que já não vinham caminhando juntos no partido há algum tempo.

Num outro sinal que sugere o "isolamento" de Emanuel Pinheiro na sigla, Carlos Bezerra fez um “convite” ao governador Mauro Mendes (DEM) para se filiar ao MDB. No âmbito estadual, está correto dizer que Mendes e Pinheiro protagonizam hoje um dos maiores embates na política partidária de Mato Grosso, e inclusive já proferiram ofensas públicas um contra o outro.

O MDB é um partido que possui grande influência sobretudo na Baixada Cuiabana – os prefeitos das duas maiores cidades de Mato Grosso (Cuiabá e Várzea Grande), vem da agremiação.

Texto/Fonte: