Foto: REUTERS/Elizabeth Frantz
Domingo, 04 de fevereiro de 2024 - 11:07:04
Republicanos pró e anti-Trump concordam em um ponto: ele será o indicado
Eleições dos EUA
Daniel Straussda CNN

O consenso na reunião de inverno do Comitê Nacional Republicano de 2024, em Las Vegas, esta semana, foi claro entre as alas pró-Trump e anti-Trump: o ex-presidente será o candidato presidencial do partido este ano.

“Vamos ser honestos sobre isso. Trump será o candidato do Partido Republicano, a menos que algo drástico aconteça nos próximos meses”, disse o presidente do Partido Republicano do Alabama, John Wahl. “E com isso em mente, sim, obviamente os democratas já estão olhando para as eleições gerais. Eles já começaram a fazer campanha contra Donald Trump. Os republicanos também estão prontos para chegar lá.”

A confiança entre o corpo de 168 integrantes do comitê do Partido Republidano refletiu o domínio do antigo presidente e o controle duradouro sobre grande parte do partido. A maioria dos membros presentes disse que apoiava Trump ou prometeu apoiar o eventual candidato do partido. Poucos, se é que algum, manifestaram publicamente apoio à última rival remanescente de Trump, Nikki Haley.

“Eu diria que não apenas ele será o indicado, mas que o comitê é pelo menos, senão mais, pró-Trump do que o republicano médio”, disse Rob Steele, membro do comitê do partido em Michigan. Steele calculou que o órgão de 168 membros é agora composto por 70% de pessoas que se tornaram presidentes do comitê e se juntaram a ele desde que Trump foi nomeado pela primeira vez em 2016.

Leia Mais

Mesmo quando Trump se aproxima da linha de chegada das primárias republicanas, depois de obter vitórias em Iowa e New Hampshire no mês passado, ele ainda enfrenta quatro acusações criminais e luta contra um veredito do júri em um caso de difamação civil. E Haley prometeu permanecer na corrida em seu estado natal, a Carolina do Sul, e além.

Mas os membros expressaram confiança em como as primárias se desenrolariam e no que deveria acontecer depois, pois também expressaram um sentimento de urgência para que as primárias se encerrem, mesmo que apenas nominalmente.

A disputa entre Trump e Haley chegará ao auge na Carolina do Sul em 24 de fevereiro. Haley e sua equipe procuraram fechar a liderança de Trump no estado, destacando seu histórico como governadora e lembrando aos eleitores suas raízes no estado, e ela procurou minimizar os resultados potenciais no estado.

Mas embora a Carolina do Sul seja o estado natal de Haley, onde ela foi eleita duas vezes para o cargo mais alto, pesquisas mostram uma vantagem a Trump. Ele também foi endossado por vários políticos do estado, incluindo os senadores Lindsey Graham e Tim Scott, o governador Henry McMaster e a deputada Nancy Mace. Trump e sua equipe também fizeram questão de agendar arrecadações de fundos para minar o impulso que Haley teve entre os doadores.

Na reunião de inverno, os membros e presidentes do comitê republicano expressaram repetidas vezes o desejo de que as primárias da Carolina do Sul acontecessem e que surgisse um candidato indiscutível.

“Acho que o processo aponta como vai acontecer, mas acho que tudo se resolverá mais cedo ou mais tarde”, disse o presidente do Partido Republicano da Flórida, Evan Power, em uma entrevista. “Acho que quando você olha o que acontecerá se os democratas vencerem. Eles podem controlar tudo. Eles eliminarão a obstrução. Eles vão lotar a Suprema Corte. Precisamos nos unir e nos envolver neste tiroteio o mais rápido possível.”

A perspectiva de Trump conquistar a indicação presidencial republicana para 2024 enquanto enfrenta suas acusações criminais tem pairado sobre o partido à medida que as primárias se aproximam do fim. Ainda assim, Shawn Steel, membro do comitê republicano da Califórnia, descartou o perigo desse cenário para a chapa do partido. Steel disse que os republicanos deveriam se consolar com a possibilidade de que nenhum dos principais julgamentos que Trump enfrenta ocorrerá antes da eleição.

“Há também a possibilidade de especular que uma chuva de meteoritos atacaria o planeta Terra e toda a existência passaria por uma sexta grande extinção… o que não deixaria uma marca sobre isso”, disse Steel. “Mas a boa notícia é que com todas essas possibilidades, o consenso jurídico é que nenhum desses julgamentos criminais ocorrerá este ano. Isso é um fato da vida. Um julgamento civil poderia – acabou de acontecer – e isso não tem a mesma força e efeito.”

Esse é um sentimento compartilhado por muitos funcionários do comitê.

“Infelizmente, a questão jurídica está tão fora de linha que equivale a uma interferência eleitoral”, disse Richard Porter, membro do comitê republicano de Illinois. “Os casos são em geral ridículos. Portanto, não creio que as pessoas sejam persuadidas pelos méritos desses casos.

Ainda assim, outros membros do comitê temem que os vários processos judiciais possam desviar a atenção da realização da eleição sobre o histórico de Biden.

“Gostaríamos que a eleição fosse um referendo sobre a presidência fracassada de Biden, mas se nomearmos Donald Trump, será sobre ele e não sobre Biden”, disse Henry Barbour, membro do comitê do Mississippi.

Ao longo da reunião, o alvo da frustração aberta sobre os problemas eleitorais dos republicanos ou os números de arrecadação de fundos foi desviado de Trump – para a frustração de algumas pessoas.

Ao longo da reunião, o alvo da frustração aberta sobre os problemas eleitorais dos republicanos ou os números de angariação de fundos foi desviado de Trump – para a frustração de alguns membros.

“As críticas em geral (à presidente do comitê, Ronna McDaniel) vêm dos ‘Trumpers””, disse Bill Palatucci, membro do comitê de Nova Jersey que às vezes entra em conflito com os republicanos mais pró-Trump. “Para mim é muito hipócrita e irônico que Ronna esteja aceitando críticas.”

Destaques da reunião

Com as primárias em grande parte decididas pelos membros do comitê, as preocupações durante a reunião de quatro dias se concentraram em outros tópicos. A presidente do comitê, Ronna McDaniel, tem feito questão ultimamente de tentar orientar o partido para lidar melhor com a abordagem do aborto, após uma série de perdas para o partido nas críticas mundiais pós-Roe.

O tema da reunião foi não apostar nas próximas eleições presidenciais. Alguns membros do comitê receberam fichas de pôquer do comitê falsas e cartas que diziam “Não aposte no resultado… Regras cuidadosamente verificadas [sic] são a aposta mais segura”.

Na reunião de inverno do comitê, a presidente exibiu três anúncios de ataque dos democratas sobre o aborto para prever o que os republicanos deveriam esperar no próximo ano sobre o assunto. Ela reiterou os pontos que havia defendido recentemente, incluindo que apoiar a proibição geral do aborto, sem exceções, significaria a ruína para os candidatos, de acordo com uma fonte familiarizada com os comentários de McDaniel. Os candidatos e as campanhas republicanas precisavam trabalhar para se definirem desde o início sobre o aborto, em vez de deixarem os democratas fazerem isso, afirmou ela.

A reunião também destacou como a ala pró-Trump criou conflitos dentro do partido. A disputa em curso entre facções diferentes do Partido Republicano estadual foi amplamente divulgada esta semana, quando Kristina Karamo, a presidente destituída do Partido Republicano de Michigan, e seu substituto, o ex-embaixador Pete Hoekstra, foram ambos credenciados como convidados. Nenhum deles foi totalmente reconhecido como presidente oficial ou pôde votar como outros presidentes.

Os críticos entre o pessoal do comitê RNC também visaram a forma como McDaniel lidou com o orçamento e as finanças da organização. Essa frustração chegou ao limite com a votação de uma resolução que tentava acrescentar estipulações sobre o que poderia entrar no orçamento do comitê – uma medida destinada a algemar o presidente. Essa resolução decisivamente falhou, de acordo com um republicano presente.

Os líderes partidários se tornaram cada vez mais veementes na condenação dos críticos conservadores do comitê e se este está preparado para os meses mais difíceis do ciclo eleitoral de 2024. Quando o governador de Nevada, Joe Lombardo, fez um discurso na quinta-feira (1º), ele fez questão de dizer que não tinha paciência “com atores dando tiros enganosos no comitê” e destacou o “papel crítico que o comitê desempenhou em sua eleição”, de acordo com um republicano que assistiu a esse discurso.

Lombardo, que transferiu o controle do paláciodo governo de Nevada em 2022, enfatizou em seu discurso a importância de combinar a mensagem de uma campanha com o estado ou distrito em que a campanha está competindo, de acordo com outro republicano que participou de seu discurso na reunião do comitê de inverno.

“Ele estava basicamente dizendo que todo mundo precisa parar de reclamar e derrotar os democratas”, disse um membro do comitê que assistiu ao discurso.

Texto/Fonte: