Foto:
Quarta, 14 de abril de 2021 - 08:20:49
Restrições em Sinop podem ser alteradas com mudança na classificação de risco, diz prefeitura
CORONAVÍRUS
Ainda foi apontado que é “pauta diária as discussões relacionadas a pandemia” e que a prefeitura “trabalha pelo equilíbrio entre saúde e economia, bem como, no cumprimento das medidas impostas pelo decreto estadual em vigência”.

A prefeitura confirmou, em nota,  que a mudança na classificação de risco divulgada, ontem, no final da tarde, pelo governo do Estado, “poderá colocar Sinop em cenário diferente em relação as medidas restritivas”. Hoje haverá reunião com o Comitê Covid para deliberar o assunto junto ao prefeito Roberto Dorner (Republicanos) e decidir quais novas medidas poderão ser adotadas. O horário do encontro ainda será definido.

Sinop, a maior do Nortão, estava no grau de risco considerado muito alto de transmissão, mas na nova atualização do governo do Estado o município caiu para o patamar de classificação alto, assim como Rondonópolis, a maior na região Sul.. A taxa de crescimento de contaminação é de 11% (estava em 26% na última semana), com média móvel de 482 casos confirmados nos últimos 14 dias (era de 2.114), e acumulado de 4.316 considerando os últimos 90 dias (era de 8.115).

Ainda foi apontado que é “pauta diária as discussões relacionadas a pandemia” e que a prefeitura “trabalha pelo equilíbrio entre saúde e economia, bem como, no cumprimento das medidas impostas pelo decreto estadual em vigência”.

Por fim, o executivo garantiu que “reforçou as ações de fiscalização e orientação com o objetivo de reduzir o índices de contaminação, e pede a colaboração da sociedade para que siga as medidas de biossegurança e que juntos possamos vencer esse momento”.

Em reunião na última segunda-feira, com os vereadores, a Associação de Bares, Restaurantes e Similares – núcleo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop – solicitou que haja flexibilizações no decreto com medidas de prevenção à Covid-19. Um dos pedidos, é que seja liberado o atendimento presencial até às 23h. Os representantes do setor também demandaram a permissão do consumo de bebidas alcoólicas nos locais.

Em ofício, a associação alegou que caso a solicitação seja atendida, estaria sendo concedido “um respiro nesse momento, mesmo que permaneça com a redução de horário de atendimento e toque de recolher”.

Conforme Só Notícias já informou, em Nova Mutum o prefeito Leandro Félix alterou o horário do toque de recolher, que agora inicia às 23h (era às 21h) e vai até às 5h. Ele também ampliou o horário de atendimento até às 22h em bares, restaurantes, conveniências e similares e liberou o consumo de bebida alcoólica (antes iria até às 20h). As escolas e universidades voltam a ter aulas presenciais.

Texto/Fonte: