Foto: MPMT
Terça, 19 de março de 2024 - 16:12:43
Réu condenado a 15 anos de prisão por tentativa de homicídio contra familiares em Jauru
Réu condenado a 15 anos de prisão
homicídio contra familiares em Jauru

JAURU, Mato Grosso – Uerleth Satil Pedro, réu de um caso de extrema violência, foi condenado pelo Tribunal do Júri de Jauru a 15 anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado. O crime em questão envolveu uma tentativa de homicídio contra dois irmãos e um sobrinho do acusado, perpetrada com golpes de faca.

A sessão de julgamento ocorreu em 15 de março, e o veredicto do Conselho de Sentença foi contundente ao reconhecer tanto a materialidade quanto a autoria dos três crimes. Foi ressaltado que os delitos foram praticados de forma a dificultar a defesa das vítimas e que a consumação dos homicídios só não ocorreu por circunstâncias alheias à vontade do agressor.

Os fatos remontam a agosto de 2021, quando Uerleth Satil Pedro, após consumir álcool, desferiu golpes de faca contra os irmãos Edivaldo Satil e Orivaldo Satil de Oliveira, e contra o sobrinho Matheus Júnior Araújo Oliveira, enquanto estavam dormindo no interior da residência materna, localizada no bairro Cohab, em Jauru.

Segundo relatos obtidos durante as investigações, a motivação para os ataques teria sido uma discussão entre o réu e seus irmãos, desencadeada após a divisão de uma garrafa de pinga. Após cometer os atos violentos, Uerleth Satil Pedro descartou a arma utilizada nas proximidades do local e empreendeu fuga, sendo capturado em flagrante logo em seguida.

Atendendo a pedido do Ministério Público de Mato Grosso, a prisão preventiva do acusado foi decretada com base no artigo 492, inciso I, alínea “e” do Código de Processo Penal (CPP), que prevê a execução provisória das penas nos casos de condenação pelo Júri a penas igual ou superior a 15 anos de reclusão.

Este desfecho judicial representa não só a busca pela justiça em casos de violência intrafamiliar, mas também ressalta a importância da atuação eficaz do sistema judiciário na punição de atos criminosos.

Texto/Fonte: Fonte:Helen Oliveira/MTUOL com informações do MPMT