A primeira reunião entre a cúpula do Congresso e integrantes do governo, realizada na noite desta segunda-feira (8), foi avaliada como positiva para a retomada do diálogo sobre o impasse envolvendo a derrubada do decreto presidencial que altera o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O encontro aconteceu na residência oficial da Câmara dos Deputados, com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além de líderes parlamentares.
O presidente da Câmara destacou que, embora não tenha havido uma definição, a reunião serviu para reiniciar as conversas e buscar um caminho que satisfaça as partes. “Reunião boa, serviu para retomar o diálogo e agora vamos seguir conversando para encontrar um caminho. Sem definição ainda”, afirmou Motta.
O encontro antecede a audiência de conciliação marcada para o dia 15 de julho pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tentará mediar um entendimento entre Executivo e Legislativo. O ministro já concedeu liminar suspendendo a medida e reconheceu que o presidente tem competência para editar decretos sobre o IOF, mas apontou dúvidas quanto a possível desvio de finalidade da norma.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), também avaliou positivamente a reunião, ressaltando que foram discutidas alternativas e possibilidades para a conciliação.
O conflito teve início após o Congresso aprovar um projeto de decreto legislativo (PDL) que suspendeu o decreto editado pelo presidente Lula, que tinha como objetivo corrigir distorções e aumentar a arrecadação de forma emergencial, evitando cortes no Orçamento, inclusive em emendas parlamentares.
O primeiro movimento para a reaproximação ocorreu em Lisboa, durante conversa entre o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, e o deputado Hugo Motta, com o intuito de pacificar as relações entre os poderes antes da audiência no STF.