Um furto de cabos em uma subestação da Light, localizada no Andaraí, deixou parte do Rio de Janeiro sem energia elétrica na madrugada desta terça-feira (16). O apagão atingiu áreas do Centro, Zona Norte e Zona Sul.
A queda no fornecimento foi registrada às 3h45. Três horas depois, alguns bairros ainda estavam sem luz. Segundo a concessionária, os criminosos cortaram o fio-terra de uma fase, o que provocou sobrecarga e incêndio no local.
De acordo com dados da Light, entre janeiro e agosto deste ano já foram registradas 212 ocorrências de furto de cabos, somando 144,5 quilômetros de fiação roubada e prejuízo de R$ 13,4 milhões. As regiões mais afetadas têm sido Copacabana, Ipanema e o Centro.
Em 2024, a companhia contabilizou 351 furtos, que resultaram na perda de cerca de 77 mil metros de cabos e prejuízo estimado em R$ 9,5 milhões.
Nas redes sociais, moradores relataram transtornos em diferentes pontos da cidade. “Centro do Rio todo às escuras... Botei a cara na janela e até outros bairros sem luz. Pelo jeito foi apagão no RJ”, escreveu uma internauta.