Quinta, 25 de fevereiro de 2021 - 15:12:35
Russi quer diálogo entre Mendes e Emanuel para definir modal
BASTIDORES
Presidente da AL disse que “acha difícil” implantação de BRT sem apoio de Emanuel Pinheiro

O presidente da Assembleia Legislativa Max Russi (PSB) defende um diálogo aberto entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso para que haja uma “solução definitiva” para o modal a ser implantado na Grande Cuiabá.

 

Isso porque, enquanto o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) defende o retorno das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o governador Mauro Mendes (DEM) já definiu que só concluirá a obra caso o modal seja trocado pelo BRT.

 

Inimigos políticos, ambos travam uma verdadeira “guerra” jurídica e política sobre o tema.

 

Questionado pela imprensa sobre qual seria a melhor solução para mobilidade urbana da Capital, Russi afirmou nesta semana que a população da Baixada Cuiabá quer o diálogo entre os gestores para que o imbróglio seja “resolvido”.

 

“[Defendo o] diálogo. Acho que temos que achar uma solução junto com o governador e conversando com a Prefeitura também, porque a população quer isso resolvido”, disse Max Russi.

 

Sou a favor de uma solução. Acho que precisamos resolver esse problema. A população de Cuiabá e Várzea Grande quer uma solução, algo concreto de melhora do transporte público das nossas cidades

"Sou a favor de uma solução. Acho que precisamos resolver esse problema. A população de Cuiabá e Várzea Grande quer uma solução, algo concreto de melhora do transporte público das nossas cidades", defendeu.

 

Russi afirmou já ter pedido a ajuda do deputado federal Emanuelzinho (PTB), como representante de Cuiabá na Bancada Federal, para liderar o debate e fazer a interlocução entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá, como uma forma de reaproximar Mendes e Emanuel.

 

"Acho que o Emanuelzinho é alguém que pode estar trabalhando essa condição. Por ser filho do prefeito, por ser o deputado mais votado em Cuiabá e também por ter uma porta aberta junto ao governador", disse.

 

“Convergência” para uma solução

 

O presidente do Legislativo defende que haja uma “convergência” de ideias entre os Executivos Municipal e Estadual para que solucionar o impasse.

 

Para ele, se não houver o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro para a construção do novo modal, a obra ficará inviabilizada. 

 

“A partir da próxima semana eu vou fazer aquilo que couber como presidente do Poder Legislativo para contribuir nessa discussão”. 

 

“Só acho difícil a construção do BRT sem apoio da Prefeitura, porque eu já fui prefeito e sei que é muito difícil você tocar uma obra sem o aval, por causa de alvará e uma série de impedimentos, e eu acho que precisa haver uma convergência para encontrar uma solução”, emendou.

Texto/Fonte: