Foto: Portal RBT NEWS
Sexta, 15 de março de 2024 - 09:51:44
Safra recorde de milho em Mato Grosso impulsiona exportações e desafia produtores
Safra recorde de milho em Mato Grosso
Impulsiona exportações e desafia produtores

Dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) confirmam os impressionantes números da safra 2022/23 de milho em Mato Grosso, que ultrapassou pela primeira vez a marca de 50 milhões de toneladas, gerando também recordes nas exportações do grão.

Mato Grosso, conhecido por sua produção agrícola vigorosa, está vivenciando um momento histórico com a safra de milho do ano passado. A produção abundante e a crescente demanda internacional impulsionaram as exportações, com o estado enviando mais de 28 milhões de toneladas de milho para o exterior entre julho de 2023 e fevereiro deste ano, um aumento significativo em relação ao ano anterior.

Analistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que esse aumento nas exportações foi impulsionado pela oferta abundante no mercado interno e pela crescente demanda global, especialmente devido às dificuldades enfrentadas por grandes produtores como os EUA e a Argentina.

A China, em particular, aumentou suas compras de milho brasileiro, diante das complicações na produção de milho da Ucrânia devido ao conflito com a Rússia. Estima-se que as exportações de milho mato-grossense até junho deste ano continuem em alta, contribuindo para a consolidação do estado como um dos principais produtores e exportadores do grão.

Entretanto, nem tudo são boas notícias para os produtores. Os dados recentes do Imea indicam uma desaceleração nas negociações para as próximas safras de milho, com agricultores demonstrando desmotivação devido à queda nos preços. Esse cenário de cautela nas negociações reflete um ambiente semelhante ao observado antes da safra 2020/21, alertando para desafios futuros no setor.

Texto/Fonte: Yan Rocha/MTUOL com informações do Mato Grosso Econômico
Galeria de imagens desta notícia