Foto: Lucas Moura/ELAT/INPE
Segunda, 04 de outubro de 2021 - 08:47:06
Saiba alguns cuidados a tomar para não ser ‘atingido’ por raios
ALERTA-ÉPOCA DE TEMPESTADE

O dito popular ‘um raio não cai no mesmo lugar duas vezes’ se remete ao fato de que uma pessoa geralmente não consegue ter a sorte de que algo bom ou excepcional aconteça com ela mais de uma vez. No entanto, no termo científico da palavra, especialistas relatam que esse fenômeno da natureza pode sim, acontecer, principalmente em locais com maior incidência de raios, ocasionados também pelas circunstâncias do clima da região. Este ano, Mato Grosso já registrou números altos desse fenômeno, até mesmo em localidades próximas, e para que isso não afete (financeiramente e fisicamente) a vida da população, é preciso estar atento.

Conforme informações divulgadas pela Energisa em apenas dez dias do mês de setembro foram registrados em todo o estado mais de um milhão de raios, em todos os 141 municípios. 

Não é possível afirmar o porquê em específico dessas situações ocorrerem. No entanto, o gerente de operações da Energisa, Thiago Martins, explicou em entrevista ao Jornal Estadão Mato Grosso o que pode contribuir na geração deste fenômeno temido por muitas pessoas.

“O que normalmente acontece: nós temos descargas atmosféricas no período das chuvas. Normalmente se tem massas de ar quente e frio. A umidade forma as nuvens e aí essas nuvens ficam carregadas eletricamente, e isso é descarga [raio] porque é quando a nuvem está descarregando essa carga elétrica, essa eletricidade, que fica concentrada nas nuvens, na terra”, pontua.

Essas ocorrências se tornam mais naturais nesses meses que antecedem a chegada do verão. O grande calor das terras mato-grossenses dá uma ‘ajudinha’ para que isso aconteça “e mais intenso inclusive nesse período inicial, porque a gente vem de um período muito seco e com muito calor, além disso, a terra está muito aquecida. Quando a frente fria se choca com o calor aí forma as tempestades”.

Diz a Bíblia que se o dono da casa soubesse a hora que o ladrão vem, se preveniria. No mesmo sentido, a população que mora na cidade pode tomar alguns cuidados que a ajudam, principalmente no período intenso de chuvas. Isso porque os raios, além de ajudar a queimar aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos, podem matar ou deixar pessoas feridas.

“A melhor prevenção é as pessoas não ficarem expostas. De preferência, ficar dentro de casa e em local abrigado. A descarga atmosférica é uma nuvem carregada querendo atingir o solo, e como que ela faz isso? Pelo caminho mais fácil, que é quando você tem alguma preponderância saindo do chão em direção a árvore, como uma árvore”, exemplifica.

A recomendação de Thiago é que as pessoas se mantenham em ambientes seguros durante o temporal. No entanto, muitas vezes uma tempestade se forma rapidamente e em lugares que a população não tem onde se abrigar. Neste caso, outra hipótese precisa ser posta em prática rapidamente.

“Na rua, por exemplo, não ficar próximo de estruturas metálicas. Porque se cair [o raio] em uma estrutura metálica, o ferro é condutor de energia e pode também trazer danos às pessoas. Tentar evitar também ficar próximo das estruturas da rede elétrica, os postes, os fios, não se aproximar. Normalmente, a rede elétrica já é carregada de energia e quando o raio procura um caminho sobre à terra, os postes são preponderantes”, exclama.

Na área rural, a recomendação de ficar nas casas também é mantida, mas com uma diferença, já que nesses locais há muita vegetação. “Quando você está num campo, num local aberto, é bom evitar ficar, por exemplo, debaixo de uma árvore. Isso é muito importante, porque num campo as pessoas tentam se esconder da chuva, e aí ficam debaixo da árvore (...) se você não tem para aonde ir, fique sentando, agachado no chão, não vá para debaixo da árvore”.

Outra dica do especialista, é que nas situações em que houverem chuvas fortes, com domínio ou não de trovões, o recomendado é desligar todos os aparelhos da tomada. Tudo isso evita uma maior dor de cabeça ao fim do temporal.

Mas, se alguma pessoa tiver prejuízos em relação a isso, é preciso se atentar aos procedimentos técnicos que precisam ser feitos para tentar um ressarcimento.

“Existe toda uma regra definida pela Aneel, não é a Energisa que define e sim o órgão regulador. O que a gente orienta, se a pessoa teve uma descarga e por acaso teve uma avaria em algum equipamento, entra em contato com a Energisa, que a gente vai passar todas as orientações de procedimentos, documentos, como ele deve proceder”, conclui.

As informações podem ser obtidas com a concessionária de energia pelo telefone 0800 6464 196.

Texto/Fonte: Matheus Maurício-Estadão Mato Grosso