O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT) recebeu, nesta terça-feira (26), a certificação do Ministério da Saúde pela implantação da Sala de Apoio à Amamentação em sua sede, localizada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. A entrega da placa foi realizada com apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT).
O técnico responsável pela Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, explicou que a certificação comprova que a sala atende a todos os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde. “O espaço funciona desde 2018, mas agora obteve a certificação por cumprir integralmente os requisitos. A sala conta com pia, geladeira com congelador, poltrona, armário e ambiente climatizado, garantindo conforto às servidoras”, detalhou.
Localizado no 1º subsolo do prédio das varas de Cuiabá, o espaço não apenas permite a amamentação, mas também atende às servidoras que precisam retirar e armazenar leite materno durante o expediente.
Para a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, o reconhecimento federal evidencia o compromisso do TRT-MT com o bem-estar materno e infantil. “É um orgulho ter mais uma Sala de Apoio à Amamentação certificada nacionalmente pela estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta. Esse apoio é fundamental para as mães em seus locais de trabalho”, destacou.
Segundo Rosiene, o documento do Governo Federal reforça que o tribunal promove, protege e apoia a amamentação de suas trabalhadoras, oferecendo um ambiente adaptado às necessidades de quem amamenta.