A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) divulgaram o resultado preliminar das inscrições para a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Mato Grosso, que será realizada entre os dias 22 e 24 de outubro. Nesta primeira fase, 77 projetos foram aprovados e seguem para a próxima etapa de avaliação.
Os critérios de seleção incluíram adequação ao tema central do edital, indicação correta da categoria, atendimento às condições específicas, documentação completa e adimplência com a Fapemat. Entre os classificados, estão 15 trabalhos de graduação, 15 de mestrado, 9 de doutorado, 14 de pesquisa, 3 de inovação, 11 de extensão tecnológica, 6 de professor pesquisador e 4 de pesquisador destaque.
O resultado final, que definirá os trabalhos selecionados para apresentação e premiação oficial, será divulgado na sexta-feira (17).
Em 2025, a SNCT terá como temática “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A programação inclui exposição do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências), mostras de projetos, oficinas tecnológicas maker, competições, mini palestras e apresentações de instituições parceiras. O evento terá formato híbrido, com atividades presenciais no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, e transmissão online.
Os parceiros da 22ª SNCT incluem UFMT, UNIVAG, UFR, Sebrae, Senac, Águas Cuiabá, Faculdade Multivix e UNIFACC. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, criada em 2004, é o maior evento de popularização da ciência no Brasil, já envolvendo mais de um milhão de participantes, e promove acesso democrático ao conhecimento, estímulo à curiosidade científica e integração entre escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil.