A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou nesta segunda-feira (15.9) uma série de atividades em Poconé, a 100 km de Cuiabá, voltadas para a preparação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. A agenda inclui visitas a escolas, seminários e encontros com gestores, professores e estudantes, com foco na escuta ativa e na identificação das necessidades da rede.
O primeiro compromisso foi na Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa, no Distrito de Cangas, onde técnicos da Seduc e da Diretoria Metropolitana de Educação (DME) dialogaram com a gestão escolar, coordenação pedagógica e estudantes sobre os desafios cotidianos das escolas.
Pela manhã, também ocorreram o Seminário Alfabetiza MT, voltado ao fortalecimento da alfabetização, e um bate-papo sobre o programa EducAção 10 Anos. À tarde, a equipe visitou outras escolas estaduais da região para avaliar infraestrutura, formação de professores e apoio pedagógico.
O secretário de Educação, Alan Porto, destacou a importância do diálogo direto com a comunidade escolar:
“Estar presente nas escolas, ouvir professores, coordenadores e estudantes nos permite entender os desafios reais da educação e transformar essas demandas em políticas efetivas.”
Entre as prioridades levantadas estão a formação continuada de professores, ampliação de materiais pedagógicos em Língua Portuguesa e Matemática, e melhorias em laboratórios e espaços de convivência.
Os encontros também reforçam a participação ativa dos estudantes, que compartilham expectativas e experiências em projetos de protagonismo juvenil, como o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis e a 2ª Expo Estudantil – O futuro é agora, realizados em Cuiabá em agosto.
Segundo Porto, esse trabalho de escuta e acompanhamento contribui diretamente para melhorar o desempenho de Mato Grosso no Saeb 2025:
“O Saeb é uma oportunidade de avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Cada encontro, cada escuta e cada ação formativa são passos para fortalecer a educação do estado e alcançar resultados que reflitam o trabalho de toda a rede.”