Foto: Assessoria
Terça, 07 de junho de 2022 - 13:45:48
Secretaria de Saúde de MT emite orientação para prevenção da varíola dos macacos
ALERTA

Apesar de ainda não haver registro de casos no Brasil, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso alerta a população e os profissionais de saúde quanto aos cuidados para prevenir o contágio da Monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos.

A orientação para os servidores da pasta, especialmente os que atuam nas unidades de saúde e têm contato direto com pacientes, é o uso de equipamentos de proteção individual como máscaras, óculos, luvas e avental, além da higienização regular das mãos.

“A população também deve se prevenir fazendo o uso de máscaras e higienizando as mãos”, completou a secretaria por meio de nota enviada ao Leiagora. Além disso, a pasta ainda afirma que tanto os profissionais da saúde quanto a sociedade devem ficar atentos aos sintomas. “Devem ser observados com atenção os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. Lesões na pele se desenvolvem primeiramente no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo, incluindo as genitais”, completou a SES.

Quanto ao atendimento nas unidades de saúde, a pasta solicita que os casos suspeitos de Monkeypox sejam notificados de forma imediata, em até 24 horas para Vigilância local de cada município, uma vez que se trata de questão de saúde pública.

“A pasta tem monitorado e acompanhado o cenário mundial através da participação do CIEVS-MT na sala de situação do CIEVS nacional”, finalizou.

Texto/Fonte: Kamila Arruda e Eduarda Fernandes/Leia Agora