Foto: Reprodução
Quinta, 05 de agosto de 2021 - 08:57:21
Secretaria de Saúde e Saneamento realiza programação especial para incentivar a amamentação
Agosto Dourado
Cerca de mil gestantes realizam o acompanhamento pré-natal na rede pública de Sorriso

Um mês inteiro dedicado à promoção dos benefícios da amamentação. Isso mesmo, agosto é o mês dourado, em que profissionais da saúde, gestantes e mães se unem para falar dos benefícios da amamentação. Neste ano, o tema é justamente “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”.

E para falar disso, a Secretaria de Saúde e Saneamento realiza uma campanha especial durante todo o “Agosto Dourado”. Além de vídeos com profissionais e lactantes, formações para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) toda quinta-feira de agosto é dia de falar de aleitamento, de pega do peito e deglutição do bebê. E quem trata disso é a fonoaudióloga Giselle Castilho Schmidt. Para iniciar os encontros das “quintas do mama”, hoje (05), 15 gestantes são aguardas no PSF Fraternidade. A partir das 13 horas, Gisele estará no local para tirar dúvidas e repassar dicas às mamães.

Conforme Sílvia Gehring, do Departamento de Educação em Saúde, independente do mês, o atendimento de gestantes é rotina de toda quinta-feira na rede pública. As gestantes aguardadas para o encontro de amanhã realizam o pré-natal na rede pública. “Contudo, qualquer gestante pode acompanhar as palestras”, salienta. 

No total, hoje o Município oferta acompanhamento pré-natal para mil gestantes.

“É importante participar e debater, mesmo quem já tenha filhos, pois cada gestação e cada fase de amamentação é diferente, são situações únicas, então é bom ouvir a profissional, tirar dúvidas, debater situações específicas”, frisa Sílvia.

 O segundo encontro para debater amamentação será na outra quinta-feira (12) no Nova Aliança. Outros dois encontros também estão programados. No dia 19 a conversa entre a fono e as mamães será no São José e no dia 26 no PSF Anézia Biazin.

Defensor do aleitamento materno, o pediatra Roberson Meneghotto, pontua os benefícios da prática. “O leite materno é de graça, tem todos os nutrientes necessários ao bebê. Costumo dizer também que é o primeiro imunizante que o recém-nascido recebe, com o detalhe de que é um imunizante natural”, salienta.

O Agosto Dourado

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a Unicef,  com a “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura do documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, na sigla em inglês). Um ano mais tarde, a entidade criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países. Desde 2016, a WABA alinha a campanha WBW com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, o mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Confira as datas:

05/08: Fraternidade, 13 horas

12/08: Nova Aliança, 13 horas

19/08: São José, 13 horas

26/08: Anézia Biazin, 13 horas 

 

Texto/Fonte: Claudia Lazarotto / Prefeitura Sorriso