Foto: Reprodução
Segunda, 09 de agosto de 2021 - 15:00:19
Secretaria faz alerta para que população compareça aos locais de agendamento
Vacina contra a covid-19

No último sábado (07), Sorriso ultrapassou a marca de 50 mil picadinhas de esperança aplicadas no braço dos sorrisenses. Hoje (09), o Portal Localiza SUS contabiliza 50.617 doses aplicadas; sendo 37.608 de primeira dose e 13.009 ou de dose única ou segunda dose. Porém, nem tudo foi boa notícia no fim de semana.

Infelizmente, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde e Saneamento, muitos dos pacientes agendados para o sábado (07) não compareceram para receber as picadinhas. Das 520 pessoas agendadas para segunda dose, 50 não compareceram; já para primeira dose, foram 350 agendamentos com 20 faltas.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que quem deveria ter recebido a segunda dose e por algum motivo não pode comparecer, deve ligar no 3545-8000 para completar o esquema vacinal. “Lembramos que a imunização só é completa com as duas doses aplicadas”, pontua.

Marchioro também frisa que em relação ao agendamento para a primeira dose, a pessoa só deve fazê-lo se realmente tiver certeza que irá comparecer. “São muitas pessoas na expectativa de receber o imunizante, então se você agenda e não comparece, está tirando a chance de alguém que realmente estava interessado em ser imunizado. Por isso, nosso apelo: agende, compareça, se imunize. A vacina é o caminho para vencermos essa batalha”, diz.

Outro detalhe lembrado pelo secretário é o fato dos frascos ser multidoses. “O número de agendamentos diário leva em consideração as doses disponíveis nos frascos; não podemos e não queremos desperdiçar doses. Então, independente de ser primeira ou segunda dose, compareça ao local agendado”, destaca, ao lembrar que a data da segunda dose consta no cartão de vacina e sempre é ofertada no local  em que foi aplicada a primeira.

E, independente de ter completado o esquema vacinal ou não, é importante que todos mantenham os cuidados não farmacológicos básicos, como o uso de máscara, álcool 70º e o distanciamento social.

Texto/Fonte: Claudia Lazarotto / Assessoria