Foto: Reprodução
Segunda, 21 de março de 2022 - 14:19:24
Secretário de Saúde anuncia 4ª dose da vacina contra a Covid para idosos em MT
VACINA

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciou nesta segunda-feira (21) que está liberada a quarta dose da vacina contra a Coivd-19 para todos os idosos acima de 80 anos, em Mato Grosso.

A decisão, segundo o secretário, foi tomada pelo comitê que gerencia o combate à pandemia no estado para evitar a perda de vacinas.

De acordo com Gilberto Figueiredo, os municípios de Mato Grosso têm hoje 65 mil doses com vencimento previsto para este mês.

Ele afirmou que se esses imunizantes não forem usados a tempo, terão que ser descartados, conforme orientação dos órgãos de saúde e fabricantes. A organização para essa nova fase de aplicação deve ser decidida por cada município.

Conforme o levantamento feito Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o estado tem 38.953 pessoas acima de 80 anos que poderão ser imunizadas contra a doença.

A aplicação da 4ª dose (dose adicional) ainda não está disponível para o público em geral em Mato Grosso.

Em fevereiro deste ano, o estado anunciou a imunização de 34 mil pessoas imunossuprimidas com a dose adicional, após o Ministério da Saúde autorizar, por meio de uma portaria, no dia 20 de dezembro do ano passado, a quarta dose.

Agora, a vacina adicional foi ampliada para os idosos. Outros estados, como São Paulo e Espírito Santo também já estão imunizando a população com a quarta dose.

Texto/Fonte: G1 MT