Foto: Semcid
Terça, 24 de agosto de 2021 - 13:00:12
Secretário e produtores rurais visitam locais para implantação do Agroestradas
Agroestradas

Nesta manhã (23) secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, esteve acompanhado dos produtores rurais Natalício Ligoski, Silvete Xavier, Márcio Girolletti, Eugênio Preima e a engenheira Tamires Cavalieri,  para discutir o Programa Agroestrada. A equipe percorreu in loco  um percurso de 4,7 quilômetros ao lado do Parque Tecnológico que deverá integrar o programa.

Ednilson destaca que o Agroestradas é um Programa Estadual de Apoio à Pavimentação de Rodovias e Construção de Pontes em Estradas Vicinais (Municipais) – Mais MT – Agroestrada  e que Sorriso já sinalizou ao governador o desejo de integrá-lo. “Iniciamos as visitas in loco acompanhados dos produtores para fazermos um levantamento adequado. Essa foi a primeira de uma série de visitas”, explica.

O Agroestrada, divulgado pelo Governo do estado no último dia 11 de agosto, prevê obras em rodovia com plataforma de, no mínimo, 10 metros de largura e com cinco metros de pavimento (pista de rolamento). Pelo programa, o Estado irá repassar 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e em contrapartida as Prefeituras devem arcar com os 50% do total da obra, podendo essa contrapartida ser financeira ou não financeira, como na prestação de serviços de execução. O programa terá duração de 18 meses e os recursos serão alocados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

 

Adesão ao Agroestradas 

Ainda no dia 16 de agosto o prefeito Ari Lafin, secretários municipais, vereadores, Sindicato Rural, Aprosoja, concessionária Intervias e demais representantes da área da agricultura estiveram reunidos para falar do modelo de parceria anunciado pelo Estado.

Conforme Ari, o Município já realizou um levantamento e inicialmente, com a construção de 350 quilômetros de asfalto, haveria condições de formação de um eixo logístico com capacidade de deslocamento para todos os pontos de Sorriso.

Na reunião, Ari apresentou o programa e solicitou aos envolvidos que juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, formassem uma comissão de trabalho permanente para analisar os pontos de interesse e a viabilização dos projetos.

Lincoln destaca que após a aprovação dos projetos e celebração dos convênios, os recursos do programa Mais MT – Agroestrada poderão ser liberados em até três parcelas. Caberá aos municípios a execução de todas as etapas da obra, enquanto a Sinfra ficará responsável pela fiscalização das metas e etapas cumpridas.

Texto/Fonte: Claudia Lazarotto / Assessoria Prefeitura