Foto: Michel Alvim/Secom-MT
Segunda, 14 de junho de 2021 - 16:56:03
Secretário: “Se tivermos novo colapso na rede, muitos vão sofrer”
93% DAS UTIS OCUPADAS
Dados do Governo apontam que há apenas 37 leitos de UTI Covid disponíveis em todo o Estado

O secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, afirmou nesta segunda-feira (14) que teme um novo colapso da rede hospitalar em decorrência do aumento de número de casos de Covid-19.

Dados da Pasta apontaram, no domingo (13), que a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid, destinados a pacientes em estado grave da doença, chegou a 92,97%, existindo apenas 37 leitos vagos em todo o Estado.

“Não é uma doença fácil. Os profissionais da saúde já estão exaustos, estamos no colapso no atendimento e se tivermos um novo estrangulamento da assistência hospitalar em Mato Grosso, muitas pessoas vão sofrer com isso”, disse.

 

''Os profissionais da saúde já estão exaustos, estamos no colapso no atendimento e se tivermos um novo estrangulamento, muitas pessoas vão sofrer com isso.''

O gestor voltou a apelar para a população adotar as medidas necessárias para evitar a contaminação pelo vírus, como uso de máscara e distanciamento social.

Para Figueiredo, parte da população que se recusa a seguir as medidas de biossegurança trata a Covid com ceticismo e o preço pode ser alto.

“Muitos estão achando que vão ficar dentro da estatística que vai ser assintomática ou terá sintomas leves. Infelizmente, é triste verificar o tamanho da falta de valorização da vida desde o início dessa pandemia, em todos os sentidos”, afirmou.

“É uma doença que não tem remédio específico. Cada cidadão, cada paciente se comporta de uma maneira depois de infectado e a resolutividade nos leitos de UTI não é muito boa. É triste que a população não entenda ainda a gravidade dessa pandemia”, acrescentou.

Novos leitos

Figueiredo afirmou que o Governo está trabalhando para abrir novos leitos de UTI Covid em Cuiabá, Sorriso e Colíder durante esta semana, a fim de tentar diminuir a pressão sobre o sistema público de saúde.

“Estamos nos empenhando na ampliação do número de leitos. Nesta semana, devemos abrir 20 leitos no Hospital Metropolitano e estamos em fase final de preparação para abertura de leitos no Hospital de Colíder e no Hospital de Sorriso”, afirmou.

“Mas faço uma solicitação à população. É preciso que entendam que a pandemia não acabou e que só tem duas formas nesse momento de evitarmos o aumento do número de casos: distanciamento social e vacinação. Como não temos vacinas para todo mundo ainda, a população que não quer correr muito risco deve fazer o distanciamento e se proteger”, alertou.

 

Dados do Estado

O último balanço da SES apontou que Mato Grosso já registrou 427.979 casos confirmados da Covid-19, além de 11.417 mortes em razão da doença.

Em 24 horas, foram 407 novos casos confirmados, além de 26 óbitos.

Texto/Fonte: LISLAINE DOS ANJOS / MIDIA NEWS