Foto: Adriano Carneiro / Assessoria Prefeitura
Terça, 20 de julho de 2021 - 09:57:15
Seguem negociações para construção de um novo prédio para o CRS
Longe do perímetro urbano
Nova penitenciária deve seguir padrão de edificação em raios

O Município avança mais um passo no processo de retirada do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS)  do perímetro urbano. Na manhã desta terça-feira (20), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, recepcionou o secretário-adjunto de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Jean Carlos Gonçalves.

Em pauta, o “OK” para o local ofertado pela Prefeitura, uma área de quase 5 hectares,  às margens da BR-163, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).  A próxima etapa agora consiste em buscar junto ao Governo do Estado a formalização de um convênio para a construção do novo prédio, que deve comportar até 336 detentos, com possibilidade de dobrar esta capacidade se for necessário nos próximos anos.

Construído em raios, deve seguir o padrão de edificação em estrutura pré-moldada e tendo como referência os projetos do Departamento Penitenciário Nacional e de técnicos da Universidade de Brasília (UNB), o mesmo que garantiu uma ala a mais na Penitenciária Central do Estado (PCE).

“Junto ao deputado federal Neri Geller, estamos agendando uma audiência com o governador Mauro Mendes para a próxima semana, garantindo assim a celeridade necessária para um projeto tão necessário quanto este”, adianta o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Ainda em janeiro, uma equipe de técnicos da Sesp esteve em Sorriso para, além de avaliar a área, também estudar questões  como disponibilidade de energia elétrica, água e esgotamento sanitário.

Mais que um novo prédio para abrigar os reeducandos de Sorriso, o novo local deve continuar sendo uma oportunidade de cada apenado “virar a chave” de sua vida. “É muito importante que sejam colocados menos presos em cada ala e que sejam ofertados mais projetos”. A fala é da juíza Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, uma entusiasta do trabalho como oportunidade de recuperação.

 Um destes exemplos é o projeto Mão Amiga, em que reeducandos sorrisenses contribuem com ações ligadas à limpeza urbana e infraestrutura. Ao mesmo tempo em que ajudam a manter ambientes públicos mais limpos, paredes mais coloridas e ambientes mais floridos, o suor de cada dia também ajuda a reduzir o tempo de detenção.

A reunião desta manhã também contou com a presença do diretor do CRS, Enilson Castro; dos secretários Ednilson Oliveira (Cidade); Hilton Polesello (Governo); José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil); e Milton Geller (Obras e Serviços Públicos).

Texto/Fonte: Nádia Mastella / Assessoria Prefeitura