Foto:
Terça, 25 de maio de 2021 - 12:37:15
Selecionados os 8 roteiros do projeto Experiências do Brasil Rural
Agronegócio
Processo é fruto de parceria com a Universidade Federal Fluminense que, após análise de recursos, confirmou o resultado preliminar divulgado no início do mês

Os oito roteiros turísticos que integrarão o Projeto Experiências do Brasil Rural foram oficializados nessa segunda-feira (24). Agora, eles passarão a contar com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o turismo em áreas rurais do país. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, aponta que a ideia é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo. “Apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural, o resultado será o fortalecimento dos roteiros, tendo a agricultura familiar como um diferencial. Com isso, também conseguimos diversificar a oferta turística brasileira.”
 

Ao todo, participaram do processo seletivo mais de 50 propostas que contemplavam as quatro cadeias produtivas priorizadas para o projeto: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. Com o encerramento da seleção, os responsáveis pelos roteiros selecionados serão acionados para uma reunião de apresentação da metodologia e das ações e prazos de cada etapa do projeto.

Para o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Mapa, Fernando Schwanke, o turismo rural representa uma ferramenta importante para impulsionar a produção familiar e uma alternativa de renda para o campo. “Quando o turista chega para conhecer a propriedade rural, muitas vezes adquire produtos artesanais e agropecuários produzidos por agricultores familiares, característicos daquela região, conhecidos como produtos associados ao turismo. Isso gera nova possibilidade de renda para os pequenos produtores e proporciona ao turista experiências de consumo que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente daquela região.”

Os oito roteiros turísticos selecionados já haviam sido divulgados no início do mês e, após uma etapa de análise de recursos, tiveram as candidaturas confirmadas. Eles estão localizados em 41 municípios espalhados em quatro regiões brasileiras. Na região Norte, por exemplo, a rota selecionada foi a da “Amazônia Atlântica”. Situada entre as cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa (Pará), a rota oferta vivências rurais por meio da pesca artesanal, degustação de queijos artesanais, farinhas de mandioca e de frutas orgânicas encontradas no estado.

Experiências do Brasil Rural

O projeto Experiências do Brasil Rural integra uma série de medidas do Governo Federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-Covid-19. Entre os benefícios do fortalecimento desse segmento está a construção de uma alternativa de renda para o campo, apoio na estabilização da economia local e criação de negócios e empregos diretos e indiretos.
 

O Brasil já contabiliza diversos empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos como chocolates e vinhos e experiências gastronômicas características de cada região.

Texto/Fonte: Com informações Cenário Mt