Foto:
Terça, 11 de fevereiro de 2020 - 14:50:57
Selma: Fávaro quer fazer uso indevido de emendas no Senado
POLITICA
Ex-vice-governador atua para ocupar a vaga de Selma interinamente; senadora critica possibilidade

A senadora cassada Selma Arruda (Podemos) voltou a criticar a possibilidade de o ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) ocupar a vaga no Senado interinamente, após o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a posse do terceiro colocado na disputa pelo Senado em 2018 em Mato Grosso.

 

Em entrevista ao site O Antagonista, Selma sugeriu que, caso assuma a vaga, Fávaro irá usar indevidamente as emendas parlamentares - instrumento garantido aos deputados federais e senadores brasileiros em relação ao orçamento da União.

 

“Não desejo isso para o povo de Mato Grosso. Ele já deixou muito claro que quer ocupar o cargo neste tempo antes da eleição para mexer em emendas. E a gente sabe o que esse pessoal faz com emendas”, disse ela, sem detalhar.

 

Ele já deixou muito claro que quer ocupar o cargo neste tempo antes da eleição para mexer em emendas

Selma chegou a ingressar com recurso no STF para reverter a decisão que determina a posse imediata de Fávaro no Senado Federal. O recurso foi encaminhado à relatora do caso ministra Rosa Weber.

 

A liminar que beneficia Fávaro foi uma resposta a duas Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) protocoladas na Corte Suprema tanto pelo partido de Fávaro quanto pelo Governo do Estado. Ambos alegaram que a cassação da senadora levou a uma sub-representação do Estado, que ficaria com dois senadores enquanto os outros entes federados permaneceriam com três.

 

A defesa da senadora alegou que a determinação do presidente do STF é contrária ao posicionamento já anunciado no julgamento feito pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral. Um dos ministros, segundo Selma, é Rosa Weber, relatora de seu caso no Supremo.

 

Ao MidiaNews, no início do mês, Selma classificou como “absurda” a decisão de Toffoli. Para ela, o ministro irá criar um “senador biônico”, que é colocado no cargo sem ter sido escolhido diretamente pela população.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Selma recorre para reverter liminar que mandou empossar Fávaro

 

Selma diz que STF cria “senador biônico” com posse de Fávaro

 

STF determina que Fávaro assuma vaga no Senado até eleição

Texto/Fonte: